Caso Lázaro: aplicativo de denúncia é nova arma da força-tarefa

Com o objetivo de contribuir com a operação de captura a Lázaro Barbosa, de 32 anos, foi colocado à disposição da força-tarefa, de forma exclusiva e gratuita, o aplicativo Brasil Mais Seguro. A ferramenta tem a capacidade de receber a denúncia dos moradores da região e identificar a localização do denunciante, por meio da tecnologia de georreferenciamento.

“A pessoa vai baixar esse aplicativo no seu celular e a partir do momento em que ela aciona o alerta, seja localização ou texto, essa informação já chega georreferenciada para nós. Tendo o ponto exato, vamos administrar a parte operacional para ver qual recurso nós empregaremos, se vai ser um helicóptero ou alguma equipe terrestre, para fazer uma averiguação mais exata e em tempo mais célere”, explica o Tenente Coronel da Polícia Militar de Goiás, Pedro Henrique Batista.

A cobertura tecnológica atende demandas em um raio de até 100 quilômetros. O filtro aplicado tem como objetivo diminuir a quantidade de trotes e notícias falsas sobre o paradeiro do fugitivo. “Nós recebemos muitas denúncias de outros estados. Então isso facilita, já sendo um filtro natural, porque a gente quer denúncias de pessoas que tenham informações reais”, informou.

A ferramenta irá somar às ações que já vem sendo realizadas pela força-tarefa, que inclui a criação de um disque denúncia específico para a operação. Segundo a delegada da Polícia Civil, Paula Meotti, até o momento, 3.800 denúncias foram registradas.