Chancela da Federação Internacional de Motociclismo confirma estrutura de alto nível para o GP de Goiás

A nova pista do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna está homologada para competições pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). A chancela foi oficializada na noite desta quinta-feira  (19/3). O circuito foi avaliado durante evento-teste, que foi realizado nos dias 28 de fevereiro e 1° de março, envolvendo várias categorias do motociclismo e deu sinal verde para a disputa do Grande Prêmio de Goiás MotoGP 2026.

“Estamos mostrando para o mundo que aqui nós temos o que há de mais sofisticado em tecnologia”, destacou o governador Ronaldo Caiado ao afirmar que a homologação é resultado de um grande trabalho que foi realizado no Autódromo de Goiânia para que o estado pudesse receber a MotoGP. “Além de toda a tecnologia, temos um aparato completo para proteção dos pilotos e uma pista com a maior reta do mundo hoje, em termo de velocidade. Isso tudo é um diferencial muito grande, além do povo goiano, que é muito acolhedor e receptivo”, ressaltou Caiado.

A homologação da pista do autódromo veio depois da reconstrução da praça esportiva, que foi iniciada em março de 2025. A pista teve a camada asfáltica toda substituída, com um novo sistema de drenagem e a melhoria de todos os itens de segurança, como o aumento das áreas de escape, implantação de novas caixas de brita, além da substituição de zebras, guard-rails, barreiras de pneus e grades de proteção.