Tropas chinesas viajarão para a Rússia para participar de exercícios militares conjuntos, disse o Ministério da Defesa de Pequim. Pequim e Moscou têm ligações de defesa estreitas e a China disse que quer levar as relações bilaterais “a um nível mais alto”, mesmo quando Moscou enfrenta sanções internacionais e condenação generalizada por sua guerra na Ucrânia. O Ministério da Defesa da China disse, na quarta-feira, que sua participação nos exercícios anuais “Vostok” – que Moscou disse que ocorrerão de 20 de agosto a 5 de setembro – faz parte de um acordo de cooperação bilateral com a Rússia. “O objetivo é aprofundar a cooperação prática e amigável com os exércitos dos países participantes, aumentar o nível de colaboração estratégica entre as partes participantes e fortalecer a capacidade de responder a várias ameaças à segurança”, disse o Ministério da Defesa chinês em comunicado.
Índia, Bielorrússia, Mongólia, Tajiquistão e outros países também participarão, disse. A China e a Índia foram acusadas de fornecer cobertura diplomática para a Rússia durante sua guerra de meses na Ucrânia, opondo-se às sanções ocidentais e à venda de armas a Kiev. Mas Pequim insistiu que sua participação nos exercícios conjuntos “não tem relação com a atual situação internacional e regional”. É o segundo exercício militar conjunto realizado por tropas chinesas e russas este ano. Bombardeiros dos dois países realizaram um exercício de 13 horas perto do Japão e da Coreia do Sul em maio, forçando esses países a enviar caças a jato, enquanto o presidente dos EUA, Joe Biden, visitava Tóquio.
O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse que, embora o aquecimento dos laços entre China e Rússia tenha prejudicado a segurança global, Washington não “leu nada” nos exercícios. “A maioria dos países participantes também participa rotineiramente de uma ampla gama de exercícios militares e intercâmbios com os EUA”, disse ele em entrevista coletiva.
Relacionadas
Para maioria da 2ª turma, Deolane não precisa depor em CPI das Bets
Família de Goiás morre em grave acidente em MG
Médico orienta o que fazer caso o cabelo prenda em ralo de piscina