Cientistas confirmaram a circulação do vírus mayaro (MAYV) entre humanos no estado de Roraima. A pesquisa foi feita pelo Instituto de Biologia da Unicamp, em parceria com outras instituições de pesquisa do Brasil e do exterior, e publicada pela revista Emerging Infectious Diseases, publicação do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. O vírus mayaro é considerado endêmico na América Central e na América do Sul, e também é frequentemente negligenciado. O patógeno foi identificado pela primeira vez nas ilhas caribenhas de Trinidad e Tobago, na década de 1950. Causador de sintomas parecidos com os da dengue e febre chikungunya, o diagnóstico clínico do vírus mayaro pode ser uma tarefa difícil. Assim como as outras duas doenças, o MAYV se trata de um arbovírus, ou seja, é transmitido por um mosquito silvestre – o Haemagogus janthinomys, o mesmo que transmite a febre amarela.
Fonte: CNN Brasil




Relacionadas
Jogo do Brasil altera expediente na segunda-feira em Goiás
Brasil envia terceiro avião com ajuda humanitária à Venezuela
Economia: confira o boletim macro semanal