Com o objetivo de descentralizar o ensino profissionalizante e interiorizar as oportunidades, o governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, inauguraram, nesta segunda-feira (28/07), a mais nova unidade do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), na cidade de Goiás.
Com investimento de quase R$ 10 milhões do Tesouro Estadual, a entrega da obra abriu a programação da transferência da capital do estado para a antiga Vila Boa.
Para Caiado, os colégios tecnológicos são uma das maiores referências de Goiás.
“Nós estamos construindo no estado todo, para dar aos cidadãos a melhor qualidade para poder educar seus filhos fora da capital. É um trabalho de um governo que voltou os olhos para o interior, que voltou os olhos para as regiões mais distantes e mais carentes”, assegurou o governador.
“São obras com estrutura real para oferecer cursos de qualificação às pessoas, com todo o material necessário e também com todos os professores qualificados”, acrescentou.
Com área construída de 2.747 m², a nova sede do Cotec conta com oito salas de aula, auditório para 101 pessoas, laboratórios de informática, enfermagem e odontologia, biblioteca, espaços específicos para beleza, estética, corte e costura, culinária, ciência da natureza, além de salas administrativas e pedagógicas, refeitório, vestiários e estacionamento.
O governador celebrou o avanço na qualidade da estrutura oferecida aos alunos da antiga capital.

“Prédio público tem de ser prédio com a melhor qualidade, ser de excelência”, afirmou.
“Agora é um ambiente com o cuidado necessário para que a pessoa receba a melhor formação. Ela se sente respeitada ao entrar num prédio como esse. A mão do Estado é feita exatamente para avançar cada vez mais naquilo que nós precisamos, que é levar a melhoria da qualidade de vida para as pessoas”, pontuou Caiado.
Gracinha Caiado destacou o simbolismo da entrega do Cotec, que integra as ações do Goiás Social durante a tradicional transferência simbólica da capital.
“Esta é a concretização de uma política pública que entende que a melhor maneira de transformar a realidade é por meio da educação, da capacitação e da inclusão produtiva. Por meio do oferecimento de oportunidades reais, que fazem com que o goiano possa superar sua condição de pobreza”.

Cotec
Vinculado à Secretaria da Retomada, o Cotec atua como braço estratégico da política pública estadual voltada à geração de emprego, renda e qualificação gratuita da população. O titular da pasta, César Moura, pontuou a diferença entre a nova sede e as antigas instalações.
“Antes a gente cobrava dos gestores o porquê de o aluno não vir, mas não tinha como. Com o calor que faz aqui em Goiás, os alunos tinham que ficar debaixo de uma árvore para ter aula. A gente já estava acostumado com aquelas ‘escolas de lata’ que tínhamos antes. E aqui não era diferente”, lembrou.
A partir de agora, salientou Moura, os estudantes vão usufruir de um ambiente muito mais acolhedor.

“Se conhecerem alguém que mora em Goiás e precisa se qualificar, manda vir para cá, porque não tem estrutura melhor no Estado”, destacou o secretário.
Com a entrega de mais uma obra, o prefeito de Goiás, Aderson Gouveia, ressaltou o momento de cuidado e zelo vivido pelo município, graças a uma gestão de parceria com o Governo de Goiás.
“Caiado tem cumprido uma dívida que o Estado tem com Goiás. Tem estendido as mãos e a gente tem colhido muitos frutos aqui nessa parceria. E quando o poder público reage, se faz presente, a comunidade também acompanha”, concluiu.
Profissionalização
Desde 2020, mais de 190 mil certificados foram emitidos pelos Cotecs, demonstrando o alcance e a eficiência da rede, que com essa nova unidade soma 17 colégios fixos e mais de 90 unidades descentralizadas de execução de políticas públicas de inclusão produtiva (Udepis).
Somente na cidade de Goiás, desde 2021 foram capacitados e qualificados 6.129 alunos.




Relacionadas
Lei estabelece regras para protesto em cartório de débitos de serviços públicos essenciais no DF
Ronaldo Caiado defende Damares Alves após senadora relatar graves ataques da própria base
Nova MP poderá ser editada, se EUA confirmarem tarifaço