Na manhã desta sexta-feira (28), a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou uma missão de combate aos incêndios na região do Pantanal, mobilizando pela primeira vez a aeronave KC-390 Millennium para este tipo de operação. O avião, operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), Esquadrão Zeus, pousou no Aeroporto Corumbá (MS), vindo da Base Aérea Anápolis (GO), trazendo 19 tripulantes da FAB e mais 13 militares.
Segundo informou o governo estadual e a FAB, a intervenção aérea é essencial devido à gravidade das queimadas que assolam a região. O KC-390 Millennium, de matrícula FAB2858, está equipado com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS), que possibilita o combate efetivo ao fogo em áreas de difícil acesso.
O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, enfatizou a importância dessa operação: “Muito importante e imprescindível este apoio aéreo, porque vamos conseguir fazer lançamento em grande quantidade de água em áreas de difícil acesso. Nós temos alguns focos de incêndios hoje que é impossível chegar com os brigadistas e bombeiros militares.“
O KC-390 tem a capacidade de lançar 12 mil litros de água a cada passagem, equivalente a quatro aviões do modelo Air Tractor. O MAFFS II, sistema integrado na aeronave, permite a projeção de água pela porta lateral da fuselagem, mantendo o interior da aeronave pressurizado e sem comprometer sua performance.
Entre suas características destaca-se o baixo custo de manutenção, rápida configuração e flexibilidade multimissão, tornando-o útil não apenas no combate a incêndios, mas também em operações contra derramamento de produtos químicos, contaminação nuclear, radiológica e biológica.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Agência de refugiados da ONU fecha quatro escritórios no México
Anitta trava disputa com farmacêutica para impedir que seu nome seja usado em marca de cosméticos
Dólar cai pela oitava vez seguida e fecha a R$ 5,63