25 de julho de 2021, 16:30h

Como os smartwatches cuidam da sua saúde

Os relógios não são mais objetos utilizados apenas para que possamos ver a hora neles. Atualmente, com a ascensão dos smartwatches (relógios inteligentes, em português), muitas funções podem ser encontradas neste objeto.

Por esse motivo, vale dizer que os smartwatches são capazes de cuidar da sua saúde através de diversas funcionalidades que possuem o objetivo de rastrear os seus hábitos. Ao contrário dos Swatchs (relógios suíços, em português) eles não são apenas estilos, mas carregam várias funcionalidades. Porém, muitas pessoas ainda não sabem quais são elas.

Sendo assim, continue lendo o artigo para entender tudo sobre esses relógios inteligentes!

  • Monitoramento Cardíaco

O monitoramento cardíaco é uma função do smartwatch que te permite acompanhar seu coração ao longo de todo o dia. Assim, é possível saber quantos batimentos por minuto você possuía em determinado momento.

Mesmo se tratando de uma funcionalidade que não é completamente precisa, este monitoramento é essencial para quem pratica atividades físicas intensas e até mesmo para quem tem problemas no coração.

Sendo assim, essa com certeza é uma das funções mais úteis deste relógio.

  • Monitoramento de sono

Ao dormir com o relógio, ele é capaz de monitorar sua rotina de sono, indicando seu tempo total de descanso e subdividindo este tempo em sono profundo, leve e REM, visto que cada etapa possui suas próprias características.

Através do monitoramento de sono você é capaz de identificar como sua rotina afeta no seu descanso e, principalmente, o que precisa melhorar para que você não tenha sono ao longo do dia.

Esse tipo de auxilio pode te ajudar com seus filhos, pois se eles usarem um smartwatch como um acessório infantil, você poderá saber como eles estão dormindo e se precisa fazer algo para eles dormirem mais e melhor.

Logo, essa é outra maneira de cuidar da sua saúde através do relógio inteligente.

  • Alerta de sedentarismo

O relógio inteligente possui um rastreador capaz de monitorar seu nível de atividades ao longo do dia, semana e mês. Através dele, é possível perceber se você está ou não sendo sedentário.

Para se considerar saudável, geralmente você precisa possuir mais de 100 pontos calculados pelo relógio, mas isso irá mudar de acordo com o modelo e a marca escolhida.

  • Monitoramento de ciclo menstrual

Para as mulheres, o ciclo menstrual ao longo do mês afeta diretamente nos hormônios e, consequentemente, na saúde, disposição e muitas outras coisas. Por isso, o monitoramento de ciclo menstrual proporcionado pelo smartwatch é muito interessante.

Através deste monitoramento é possível entender em que dia do ciclo você está e, desta maneira, se preparar para os próximos dias que virão. Até mesmo para quem utiliza anticoncepcional, esta é uma ótima funcionalidade para monitorar a fisiologia do corpo.

  • Auxílio para a prática de atividades físicas

Como já dito anteriormente, o smartwatch é capaz de informar se você está ou não tendo uma rotina sedentária. Por esse motivo, ele também pode te auxiliar na prática de atividades físicas no dia a dia.

Com diversas modalidades de exercício, este tipo de relógio calcula quanto tempo você dedicou aos seus treinos na semana, assim como informa quantas calorias foram gastas e qual a intensidade dos seus exercícios.

Esse tipo de funcionalidade foi o que fez com que o famoso Apple Watch se destaca-se no mercado, pois, além de tudo, ele mede pressão sanguínea.

Assim, essa é outra grande modalidade para quem pratica exercícios constantemente e gostaria de ter um maior controle do desempenho ao longo dos treinos.

  • Medição de nível de estresse

Por fim, da mesma maneira que o smartwatch é capaz de monitorar seus batimentos cardíacos, ele também consegue calcular seu nível de estresse ao longo do dia. Ao passar por uma situação mais intensa, a tendência é que seu estresse aumente.

Mesmo assim, vale dizer que os valores indicados não são exatos e servem apenas para você ter uma ideia de como seu corpo está funcionando ao longo do dia. Apesar deste detalhe, essa é uma funcionalidade muito interessante.

  • Considerações Finais

Agora que você já viu todas essas funcionalidades, provavelmente está se perguntando: “será que eu realmente preciso de um smartwatch?”. A verdade é que tudo irá depender de quais são seus objetivos com o relógio.

Como você já deve ter notado, ver a hora é apenas uma das infinitas possibilidades que você possui ao utilizar um smartwatch. Por isso, ele não é o mais indicado para quem quer algo simples apenas para saber o horário.

Por outro lado, ele é excelente para quem está atrás de algo completo, compacto, barato e que pode ser levado para todos os lugares no pulso. Mesmo sendo um aparelho pequeno, ele é extremamente potente – e pode ser conectado com o celular.

Portanto, procure o modelo de smartwatch que mais te agrada e aproveite tudo o que ele tem a oferecer para a sua saúde!