Uma reprodução das comunicações entre controle de tráfego aéreo e pilotos de um voo comercial tem chamado atenção ao mostrar o momento em que um controlador fez uma crítica a uma ação dos pilotos durante o taxiamento.
Toda a sequência de mensagens pode ser acompanhada no player a seguir, que mostra a gravação publicada pelo canal VASAviation no YouTube, acompanhada de uma animação produzida para melhor visualização das ações. Abaixo do vídeo, leia mais detalhes sobre a situação (Nota: o áudio está em inglês, mas é possível utilizar a configurações no canto do player para adicionar legendas geradas automaticamente, e também para acionar a tradução delas para o português).
Como foi possível ouvir na gravação acima, o voo foi o 7738 da Jazz, uma empresa aérea regional canadense que opera para a Air Canada, e o aeroporto foi o de Toronto-Pearson, no Canadá, após pouso em serviço proveniente de North Bay, no mesmo país.
As comunicações começam com o controlador da frequência da Torre de Controle instruindo os pilotos a agilizarem (expedite) o cruzamento da pista 06L durante o taxiamento pela taxiway D3, e em seguida a piloto da Jazz respondendo (cotejando) corretamente às instruções.
Alguns segundos depois, ouve-se a piloto informando que estava cruzando a pista 06L, porém, esta comunicação foi feita na frequência 121.650 do controlador de Solo de Toronto, e não mais na da Torre de Controle.
O controlador do Solo solicitou que os pilotos da Jazz parassem antes de cruzarem a pista (hold short of), e logo depois, deu nova instrução, agora pedindo que eles agilizassem o cruzamento da pista.
Mais alguns segundos depois, e o controlador adivertiu os pilotos da Jazz para nunca trocarem a frequência de comunicação sem terem recebido a instrução para fazerem a troca. Ele então instruiu-os a chamarem outra frequência de controle de Solo, a 121.900.
Ele ainda completou com uma nova advertência, reforçando que eles ainda não tinham sido instruídos a trocarem de frequência pela Torre, que eles, ainda por cima, trocaram para a frequência errada do controle de Solo e que deveram sempre aguardar pela instrução para troca de frequência.
A piloto respondeu afirmativamente e pediu desculpa pelo engano.
Após mais algumas instruções de taxiamento, a piloto fez o chamado na frequência 121.900, e então o controlador de Solo perguntou se eles já tinham tomado bronca o suficiente: “Você já apanhou o suficiente ou quer mais um pouco?”
A piloto respondeu “Não, tudo bem”, e o controlador continuou: “Nesta operação, nunca troque. Especialmente para a frequência errada. Isso é incrivelmente perigoso.”
Em seguida, tudo continuou normalmente com o taxiamento da aeronave.
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