Cosmonauta russo faz homenagem à independência do Brasil com bandeira no espaço

No último dia 7 de setembro, o Brasil comemorou duzentos anos de sua independência. O único lusófono da país sul-americano recebeu homenagens e congratulações até mesmo do Espaço. Na ocasião do dia do bicentenário, o astronauta russo Oleg Artemiv publicou em sua rede social um vídeo com a bandeira do Brasil na Estação Internacional Espacial (ISS).

Na publicação no Instagram de Artemiv, o astronauta filmou a bandeira do Brasil flutuando na microgravidade da ISS e escreveu “Olá Brasil!”, na legenda. Até o momento, Artemiv angariou mais de 60 mil curtidas e vários brasileiros agradeceram a homenagem, nos comentários. Até mesmo o perfil oficial da Rússia comentou o vídeo com um “Olá” para o país.

Como não poderia deixar de faltar, um dos produtos mais proeminentes da cultura brasileira, a MPB, embalou a trilha sonora do vídeo. Além da bandeira do Brasil, com a superfície terrestre como plano de fundo, o astronauta reproduziu, durante o vídeo, a música “Chorando se Foi” da banda Kaoma, que fez muito sucesso principalmente nos anos 1980.

Ao que tudo indica, aparentemente a música caiu no gosto dos russos, e é lembrada especialmente pelo cosmonauta como um sinônimo do Brasil.