O Governo de Goiás, por meio dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs) administrados pela Secretaria da Retomada, anuncia a abertura de inscrições para mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos na modalidade de educação a distância (EaD). No total, são oferecidos 17 cursos divididos entre capacitações, com duração entre 40 e 60 horas, e qualificações, que têm de 200 a 260 horas.
Qualquer pessoa acima dos 16 anos e que tenha pelo menos iniciado o Ensino Fundamental pode fazer a inscrição e iniciar a jornada de profissionalização. As opções EaD estão disponíveis em 16 cidades: Anápolis, Caiapônia, Catalão, Ceres, cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiatuba, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Piranhas, Porangatu, Santa Helena de Goiás e Uruana.
As inscrições podem ser realizadas pelo site cotec.org.br até dia 21 de março para os cursos de qualificação EaD. Já para os cursos de capacitação EaD, o prazo para inscrição se estende até o dia 10 de junho.
Diferencial
A carga horária é dividida em 80% de aulas pela internet, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e 20% de aulas presenciais. Esse é o grande diferencial da modalidade EaD, pois ela oferece aos estudantes o benefício de estudar pela internet, sem um horário fixo para acompanhar as aulas.
Há ainda a opção presencial, que garante que a prática, tão valorizada pelo mercado de trabalho, não seja negligenciada.
Para o secretário da Retomada, César Moura, as opções de cursos no formato EaD são importantes para atender o público que busca qualificação e precisa de horários flexíveis para acompanhar a maioria das aulas.
“Esta iniciativa é mais uma opção oferecida pelo Governo de Goiás na busca por melhorar a capacitação dos trabalhadores goianos e a efetivação em melhores cargos nas empresas do nosso Estado”, avalia o secretário.
Ofertas
Entre os cursos com vagas abertas, estão opções ligadas ao agronegócio. O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, destaca que a qualificação profissional é um diferencial importante, para ingressar no mercado de trabalho do setor.
“O setor evoluiu bastante nas últimas décadas com o advento de novas tecnologias voltadas para ampliar produção e produtividade em campo. Por isso, o mercado tem demandado profissionais cada vez mais capacitados em diferentes áreas, desde a parte administrativa até as etapas de produção”.
Confira os cursos disponíveis:
Capacitação
Administração Rural 1
Contabilidade Geral
Departamento Pessoal
Empreendedorismo
Administração Estratégica
Administração Mercadológica
Gestão de Pessoas
Introdução ao Agronegócio
Legislação e Políticas Agrícolas
Marketing Estratégico
Produção Agroindustrial
Produção Animal
Qualificação
Auxiliar de Recursos Humanos
Assistente Administrativo de Empresas Rurais
Assistente de Marketing
Empreendedorismo
Produção no Agronegócio
Relacionadas
Contribuintes têm até 20 de dezembro para renegociar débitos com descontos de até 90% em Goiás
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025