Após registrar um número recorde nos casos confirmados de covid-19 na última quarta-feira (20), Caldas Novas amanheceu com leitos de UTI para Covid-19 lotados nesta sexta-feira (22). A informação foi dada pelo secretário de Saúde do município, Angelo Paulo da Silva, em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia.
Para Ângelo a situação é preocupante, haja vista que a vizinha Catalão também registrou um número alto nos leitos de UTI esta semana e como estão na mesma regional, o risco de um colapso pode existir. “Chegou a preocupar porque Catalão é nossa regional onde nós temos uma parceria muito importante e lá deu 100% de lotação nas UTIs, Caldas Novas também tá com 100% de lotação nas UTIs, não temos vaga nem em Goiânia e nem em nenhum lugar de regulação. Então é de se preocupar”, pontuou.
Ele ponderou que os números são muito móveis e o cenário pode aumentar a todo o momento. É necessário neste momento uma gestão de leitos que seja dinâmica para conseguir atender todo mundo. “Desde ontem, até ontem estava tudo normal. Hoje amanhecemos com 100% de taxa de ocupação. Se precisar de mais leitos hoje para UTI nós temos que colocar na regulação e esperar uma vaga em outra unidade ou até mesmo na nossa. Porque, é muito sazonal, pode mudar. Hoje está com 100% mas 2 ou 3 pessoas podem receber alta e a gente vai diminuindo. Vamos administrando dessa maneira…”
Relacionadas
Brasil levará ao G20 preocupação com efeito de ondas de calor na saúde
Deputada Macaé Evaristo será nova ministra dos Direitos Humanos
Cresce no Me Too número de casos de assédio envolvendo Silvio Almeida