A Prefeitura de Pelotas, no Rio Grande do Sul, confirmou ontem (15) um surto de covid-19 em um asilo da cidade. De acordo com a direção da Quinta Urbana, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em que foram registrados os casos, oito pessoas morreram.
A secretaria informou a situação ao Ministério Público (MP-RS), e os relatórios produzidos pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica devem ser repassados até amanhã (17).
Os residentes começaram a ser vacinados no dia 27 de janeiro, segundo a ILPI. Segundo estudos, a eficácia máxima da vacina é atingida após duas doses.
Primeiramente, alguns idosos começaram a apresentar febre e dor no corpo. No entanto, no dia 1º de fevereiro, uma residente precisou ser hospitalizada e faleceu com suspeita de Covid-19. Após a confirmação epidemiológica, feita dois dias depois, foi iniciada uma série de ações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da própria ILPI.
Segundo a SMS, foram feitos testes rápidos e RT-PCR nos 62 idosos e nos 41 funcionários da casa geriátrica.
Quarenta idosos tiveram resultado positivo e 22, negativo. Dos casos positivos, 32 foram transferidos para outros locais, como leitos do Centro Covid e de hospitais da cidade, entre sábado (13) e segunda-feira (15). Cinco já receberam alta e voltaram pra casa de familiares, mas dois precisaram ser internados na UTI.
Os outros oito aguardam em isolamento por vagas para serem transferidos. Os residentes que testaram negativo para a doença permanecem no local em observação.
Relacionadas
Contribuintes têm até 20 de dezembro para renegociar débitos com descontos de até 90% em Goiás
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025