Covid-19: Prefeitura do Rio registra 2.788 autuações em três dias de fiscalizações

Em três dias de fiscalizações para verificar o cumprimento do novo decreto da Prefeitura do Rio, que determinou a parada emergencial entre 26 de março e 4 de abril, foram registradas 2.788 autuações entre multas e interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias. Dessas, houve 289 multas a bares, restaurantes e ambulantes. A fiscalização também interditou 42 estabelecimentos que não respeitavam as determinações atuais na capital fluminense.

De acordo com a Secretaria de Ordem Pública (Seop), boa parte das autuações (1.188) ocorreu ontem (28), quando 12 estabelecimentos foram fechados e aplicadas 43 multas a ambulantes, restaurantes e bares. Além de agentes da Seop, as equipes de fiscalização contam com integrantes da Guarda Municipal, do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar, que percorreram os bairros de Santa Cruz, na zona oeste; Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Andaraí, Vista Alegre, Vila da Penha, Madureira, na zona norte; Flamengo, Botafogo, Laranjeiras, Catete, Largo do Machado, na zona sul.

As fiscalizações são realizadas também com bloqueios móveis em pontos estratégicos da cidade para impedir a entrada de ônibus e vans fretados, que eventualmente estejam descumprindo as determinações da Prefeitura

O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, destacou a abrangência das ações que estão sendo feitas. “Pela natureza do atual decreto, nossas fiscalizações passam por operações nas praias, comércio regular e ambulante, bares e restaurantes, além de eventuais festas clandestinas e temos feito isso nos mais diversos pontos do município”.

Para o secretário, embora o resultado seja satisfatório, até agora é preciso manter a fiscalização rígida. “O saldo, no geral, é positivo, mas sabemos que precisamos continuar firmes com o trabalho de orientação e fiscalização para autuar aqueles que ainda seguem desrespeitando as regras”, observou.

Apesar das operações diárias, ainda há aglomerações, especialmente, em festas clandestinas. Ontem à tarde, uma das equipes de fiscalização da Seop fechou uma pool party com cerca de 300 pessoas, no bairro da Taquara, na zona oeste do Rio. O responsável pelo evento foi identificado e autuado. No início da noite, no bairro de Colégio, na zona norte, um outro evento foi interditado. Segundo a Seop, a festa tinha aproximadamente 150 pessoas. Lá também, o organizador foi multado.

Já no início da madrugada de hoje (29), uma operação da Seop encerrou uma rave que reunia cerca de 2 mil pessoas. A festa era em uma pousada em Vargem Pequena, na zona oeste. A equipe não conseguiu identificar o responsável pelo evento e a autuação foi feita em nome do estabelecimento.

As multas para o descumprimento do decreto variam de R$ 2.800,00 a R$ 15.000,00, conforme a avaliação da Vigilância Sanitária conforme provas e evidências apresentadas.

Sair da versão mobile