O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer completa 21 anos de história com mais de 22,5 milhões motivos para comemorar. Número esse de atendimentos/procedimentos realizados à população goiana e de outros estados, um resultado que impressiona e reafirma a unidade como um marco da saúde de Goiás
Em comemoração, a unidade da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) preparou uma semana de eventos que contemplarão pacientes, usuários, colaboradores e parceiros. Este será um momento de agradecimento e reconhecimento as pessoas que ajudam a construir diariamente a história de sucesso do Crer.
O diretor-geral Válney Luiz da Rocha explica que o Crer transformou a saúde pública em Goiás, pois é o primeiro centro especializado no atendimento das quatro deficiências: física, auditiva, visual e intelectual.
“Hoje, representamos a esperança, o acolhimento, o refúgio e a cura de milhares de famílias que lidam, diariamente, com os desafios impostos por um diagnóstico”.
SEGUNDA CASA
Ele ressalta que o Crer celebra todo o processo homenageando àqueles que são a inspiração diária, os pacientes.
“Além disso, essa é uma oportunidade de agradecermos a cada um dos profissionais que se dedicam a cuidar e acolher cada um dos nossos usuários”, destacou Válney da Rocha.
A paciente Maria Noledo, que sofreu uma lesão medular, quis deixar seu agradecimento para todos na unidade. Para ela, o Crer é sua segunda casa, porque passa a maior parte do tempo nas fisioterapias, hidroterapia, arteterapia, onde é bem acolhida.
“Agradeço à instituição, a todos os profissionais que colaboram para que eu tenha uma qualidade de vida melhor. Antes, eu não andava, e hoje já consigo dar meus primeiros passos. Parabéns ao Crer!”
CRER- CENTRO DE REFERÊNCIA
O Crer é uma unidade de referência em todo o Brasil, destacando-se pela ciência, inovação e cuidado, com atendimento em alta e média complexidade hospitalar e ambulatorial.
Ele é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação e Readaptação CER IV, pela atuação no atendimento às deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais.
É o primeiro hospital público de reabilitação e readaptação do país, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde, reconhecido com selo de Excelência Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e certificado na norma ISO 9001:2015.
Em 2022, a unidade foi o único hospital do governo estadual a atingir 100% de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Recebeu o prestigioso selo ‘UTI Top Performer 2022’ da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e Epimed Solutions. Conquistou nesse mesmo ano, o selo Great Place To Work (GPTW), concedido pela renomada consultoria global, especializada em cultura organizacional, constatando que o hospital é um excelente local para trabalhar, com uma cultura justa, baseada em confiança e alto desempenho.
Ainda em 2022, o Crer alcançou um reconhecimento notável em nível nacional ao se destacar como o hospital mais bem ranqueado no estado e conquistar a 14ª posição no ranking dos melhores hospitais públicos do país, um título concedido pela prestigiosa Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Um orgulho para nosso estado.
ENSINO E PESQUISA
Na área de Ensino e Pesquisa, a unidade gera conhecimento e forma profissionais de excelência para a saúde. Ela é reconhecida pelo Ministério da Educação como hospital escola, com mais de 200 especialistas formados e centenas de publicações nacionais e internacionais.
O programa de Aperfeiçoamento Profissional já formou mais de 400 profissionais. O Crer oferece ainda uma linha de mestrado, em parceria com a UNIFESP, desde 2021.
INFRAESTRUTURA
O Crer conta com um moderno Centro de Diagnóstico, onde são realizados exames de imagem, audiologia, laboratoriais, entre outros. Em 2021 passou a oferecer o serviço de Aconselhamento e Laboratório de Genética, único do Estado.
São mais de 33 mil metros quadrados de área construída, 156 leitos de internação em enfermaria, 20 leitos de UTI, 8 salas cirúrgicas, 4 piscinas aquecidas para hidroterapia, 5 ginásios de reabilitação, Laboratório de Marcha.
São vários serviços que possibilitam uma ampla gama de atendimentos em reabilitação e readaptação, incluindo especialidades clínicas e cirúrgicas em neuropediatria, ortopedia, fisiatria, otorrinolaringologia, musicoterapia, arteterapia, odontologia, hidroterapia, equoterapia e muito mais.
Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, é o único hospital público do estado com uma oficina ortopédica fixa e itinerante, credenciada pelo Ministério da Saúde, que produz órteses, próteses e outros itens sob prescrição médica.
Relacionadas
Procedimentos com mulheres sedadas terão de ser acompanhadas por funcionárias
Vírus do HPV pode ser transmitido na academia? Conheça os riscos
Colisão entre carro e caminhão mata família; criança de 5 anos está em estado grave