O pai de uma menina autista de 10 anos está acusando a Apple de não agir ao identificar pagamentos suspeitos vindos da conta dele para o TikTok. A criança enviou cerca de US$2.500 (mais de R$ 12.800) em gorjetas para um criador de conteúdo da rede social de vídeos curtos. Segundo o pai, a Apple fracassou em não identificar a atividade suspeita na conta dele e bloquear as transações incomuns.
Ele criticou o serviço de atendimento ao cliente da Apple e disse estar decepcionado com a companhia. O relato contando a situação foi enviado em formato de carta ao jornal britânico Telegraph pelo leitor identificado como AH. Ele deu um iPhone para a filha no Natal do ano passado para ela se divertir, já que a menina tem dificuldade de interagir com outras pessoas.
O problema foi que a criança comprou exatos US$ 2.486 em moedas do TikTok em 23 compras separadas. O pai só descobriu quando as faturas da Apple chegaram na caixa de entrada de e-mails, mas já era tarde demais. Ele pediu o reembolso das transações para a Apple, mas todas foram negadas. Além disso, ele também tentou entrar em contato com a empresa na Irlanda, país onde mora, mas não teve sucesso. Ele recebeu como resposta um link para entrar com um processo legal da Apple, mas avaliou e decidiu que o gasto de tempo e dinheiro seria ainda maior que o prejuízo.
O iOS, sistema da Apple, possui controles de segurança que impedem as crianças de fazer compras, assim como o sistema de senhas e o controle parental para limitar o que os filhos podem fazer no aparelho. O pai havia ativado o recurso para o filho mais velho, mas esqueceu de ativar para a caçula.
O criador de conteúdo que recebeu as gorjetas da criança é verificado no TikTok e tem mais de quatro milhões de seguidores. Segundo investigação da rede social, ele violou as diretrizes relacionadas a fraudes e golpes, já que incentivava as pessoas a mandar dinheiro com desafios e comprava seguidores.
Após a investigação e constatação da atividade ilegal no TikTok, a Apple reembolsou o pai integralmente, e o lembrou do uso do controle parental. Normalmente, a App Store costuma adotar medidas antifraudes que são ativadas quando compras consideradas suspeitas são feitas. No caso do pai irlandês, houve falha de todos os envolvidos. Para os pais e responsáveis, alertamos: bloqueie sempre o dispositivo para evitar surpresas como a desse homem.
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