Damares Alves: senadora tem paralisia facial e diz ter sido causada por herpes-zóster

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) informou que está tratando uma paralisia facial causada por herpes zoster. A ex-ministra disse que a doença causou uma infecção no ouvido há três semanas, o que a levou a ficar internada por alguns dias.

Há cerca de três semanas, fui acometida pela herpes zoster, doença causada pela reativação do vírus causador da catapora. Minha infecção ocorreu no ouvido –caso raro–, e causou uma paralisia facial. Fiquei internada alguns dias. Faço tratamento para amenizar a situação.”

A senadora contou sobre a situação para rebater uma reportagem que ironizava o fato de ela estar circulando de máscara e explicar o motivo. Segundo ela, é “constrangedor passar por isso” e sugeriu que “o melhor caminho é a prevenção”.

A melhor forma de prevenir o herpes-zoster é a vacina. No ano passado, um novo imunizante chegou ao Brasil. Aplicado em duas doses, com intervalo de dois meses entre as aplicações, a Shingrix recebeu a aprovação da Anvisa para adultos com 50 anos ou mais e em adultos com 18 anos ou mais e com risco aumentado de contrair a doença, como os imunocomprometidos.