Não se fala em rompimento. A ideia é que haja um entendimento definitivo entre MDB e Republicanos.
Na direção de um amplo entendimento do que vem acontecendo nos últimos dias na Prefeitura de Goiânia, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e o presidente estadual do MDB goiano, Daniel Vilela farão um encontro decisivo na segunda-feira. Os dois já tiveram uma conversa via telefone quando começaram a acertar os ponteiros.
O cardápio principal desta reunião tem a ver com a reforma administrativa que o prefeito iniciou no mês de março em sua gestão na capital. Emedebistas graúdos, ou indicados por emedebistas importantes perderam posição no Paço Municipal, e muito se falou em um possível rompimento entre Rogério Cruz e o MDB. Há no MDB aqueles que defendem um rompimento total neste momento, até para que haja tempo para o MDB se situar quanto a 2022.
A verdade é que os seis vereadores do MDB estão muito felizes com o prefeito de Goiânia, principalmente após uma reunião com a bancada onde as demandas dos vereadores foram quase todas atendidas. A questão do mal estar é simplesmente na cúpula do partido, onde há um sentimento de que o pacto político acertado entre o MDB e o prefeito, aquele de cumprir na íntegra o projeto político de Maguito Vilela, poderia não estar mais nos planos do prefeito Rogério.
A reunião desta segunda-feira está encaminhada para que haja definitivamente um afinamento de posições. Aos mais íntimos, o prefeito Rogério Cruz tem afirmado que está 100% no projeto político de Daniel Vilela e do MDB para 2022, e que o projeto apresentado por Maguito à população de Goiânia está em execução e assim prosseguirá até o final deste mandato.
Daniel Vilela não se deixou enxergar com ar de decepção com o prefeito. No máximo o que se viu foi um ar de preocupação. Daniel tem maturidade suficiente para saber que o prefeito é Rogério Cruz, e que é natural a imposição de sua identidade administrativa na Prefeitura de Goiânia. A questão é acertar a maneira de como será executado aquilo que foi planejado durante a campanha eleitoral bem sucedida na capital.
Observadores próximos a Daniel e a Rogério Cruz não têm dúvidas de que tudo caminha para o entendimento entre os dois nesta reunião de segunda-feira, e que Republicanos e MDB estão e permanecerão juntos em 2022.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo