Salim diz que a atividade dos garis é mais que essencial e ao mesmo tempo muito perigosa
Preocupado com a situação dos homens e mulheres responsáveis pela limpeza urbana no estado de Goiás, o deputado estadual Cairo Salim (Pros) está pedindo, via requerimento, à secretaria estadual de Saúde pedindo que os profissionais responsáveis pela limpeza urbana, os garis, sejam incluídos na lista prioritária da vacinação contra covid-19 em Goiás.
Cairo Salim defende que a profissão é absolutamente essencial, já que não pode ter as atividades interrompidas por aspectos ambientais e sanitários. Além disso, esses trabalhadores têm um nível de exposição de risco mais alto, chegando próximo daquele dos profissionais de saúde que estão à frente no combate à pandemia.
“São trabalhadores que manuseiam o lixo de toda a população, em que muitos estão contaminados pelo vírus, podendo assim, tornar potenciais propagadores involuntários da doença”, reforça o deputado.
O Plano Nacional de Imunização (PNI) dá autonomia para que estados e municípios façam adaptações nos grupos de vacinação. É com base nesta autonomia que Cairo Salim quer os garis protegidos pelo estado o quanto antes.
Relacionadas
Senadores aprovam PL em que médicos só poderão exercer a profissão após serem aprovados em exame
Senado aprova projeto que limita uso de celulares nas escolas
Taxa do lixo é aprovada na Câmara de Goiânia