A Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma comissão externa destinada a acompanhar, monitorar e buscar soluções para a conclusão de obras públicas com recursos federais que se encontram paralisadas e inacabadas em todo o País. A comissão foi sugerida por requerimento da deputada Flávia Morais (PDT-GO).
Segundo dados do Tribunal de Contas da União (TCU), o percentual de obras públicas paralisadas no Brasil subiu de 29% para 38,5% nos últimos dois anos.
“Dos mais de 22,5 mil contratos pagos com recursos da União, 8.678 são considerados interrompidos pelo TCU. As obras suspensas somam mais de R$ 27,2 bilhões. O percentual é o maior desde o ano de 2018, quando 37,5% dos contratos estavam parados”, argumentou a autora do requerimento.
O deputado federal, Roberto Monteiro (PL-RJ) comemorou a criação da comissão e ressaltou a responsabilidade que a classe política precisa ter com o dinheiro público.
“Na noite de ontem votei a favor da criação da Comissão Externa Destinada a Acompanhar e Monitorar as Obras Públicas, paralizadas e Inacabadas em nosso país. É primordial a fiscalização do dinheiro público enviado para as obras que se transformam em esqueletos de concreto. É necessário ter responsabilidade com o dinheiro público que deve servir ao público em sua finalidade. Vou acompanhar de perto cada uma das obras em nosso amado Rio de Janeiro” , disse o deputado.
Relacionadas
Juiz da Argentina manda prender 61 brasileiros refugiados após atos do 8 de Janeiro
PL repudia tentativa de vincular atentado em Brasília a Jair Bolsonaro e à direita
Maduro desafia o Brasil e diz que a Venezuela é integrante dos BRICS