Dr. Hsueh Jui-yuan
Ministro da Saúde e Bem-Estar
República da China (Taiwan)
À medida que o mundo entra no quarto ano da pandemia de COVID-19, a situação está melhorando gradualmente. A maioria das restrições de fronteira foi suspensa e a governança global da saúde mudou da resposta pandêmica para a recuperação pós-pandêmica. Países em todo o mundo intensificaram esforços para alcançar saúde e bem-estar para todos e promover a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs, sigla em ingês) das Nações Unidas, cujo progresso foi impactado pela pandemia.
Taiwan apoia totalmente os SDGs relacionados à saúde e as metas de três bilhões da Organização Mundial da Saúde. De fato, Taiwan está empenhado em construir uma cadeia de fornecimento de serviços de saúde mais resiliente e equitativa, mantendo um sistema de cobertura de saúde universal inclusivo e equitativo e fornecendo prevenção e gerenciamento de doenças por meio de um sistema robusto de atenção primária. Taiwan deseja e pode compartilhar sua experiência na criação de uma abordagem de saúde intersetorial, inovadora e centrada nas pessoas para ajudar a comunidade internacional a trabalhar para a realização dos SDGs relacionados à saúde e bem-estar.
Durante a pandemia de COVID-19, Taiwan mitigou efetivamente a propagação da doença, alavancando seu sistema de saúde pública abrangente, pessoal antipandêmico bem treinado e sistemas de vigilância, investigação e análise epidemiológica. O modelo de resposta antipandêmica de Taiwan incluiu implantação avançada e mecanismos de resposta rápida. Outras medidas incluíram políticas de controle de fronteiras, distribuição coordenada de recursos médicos e um sistema de transferência de pacientes para prevenir e conter a pandemia em um momento em que vacinas e medicamentos antivirais não estavam disponíveis.
O povo taiwanês desempenhou um papel fundamental no sucesso do modelo antipandêmico de Taiwan, usando máscaras, praticando o distanciamento social, evitando áreas lotadas, seguindo os regulamentos de quarentena e sendo vacinado. Quando comparado com os 38 estados membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico e Cingapura, Taiwan ocupa o sexto lugar nas taxas de mortalidade e letalidade por COVID-19. Taiwan também ocupa o quarto lugar nas taxas de cobertura de pelo menos uma dose da vacina COVID-19 e o terceiro lugar em termos de reforços de vacinas administrados.
Promovendo saúde para todos
No ano passado, o Diretor-Geral da OMS delineou cinco prioridades para os próximos cinco anos, que são promover a saúde, fornecer serviços de saúde, proteger a saúde, impulsionar o progresso e realizar. Além disso, o documento Alcançando o bem-estar. O draft global framework for integrando o bem-estar à saúde pública utilizando uma abordagem de promoção da saúde da OMS demonstra ainda mais seu compromisso com a saúde para todos.
Taiwan estabeleceu um sistema universal de seguro de saúde em 1995. Desde então, o governo continua a fornecer prevenção de doenças e serviços de saúde para que pessoas de todas as idades possam desfrutar do direito à saúde. Taiwan oferece exames pré-natais, triagem de diabetes gestacional, testes de anemia e três exames de ultrassom para reduzir os riscos da gravidez e promover a saúde materna e infantil. Para ajudar casais inférteis e reduzir os encargos financeiros da fertilização in vitro, o governo continuou a expandir programas subsidiados de tratamento de infertilidade. Taiwan também visa criar um ambiente favorável à amamentação e fornecer cuidados de saúde pediátricos preventivos e educação em saúde.
Além disso, Taiwan estabeleceu uma série de programas de prevenção e gerenciamento de doenças não transmissíveis. Por exemplo, programas voltados para doenças metabólicas crônicas auxiliam grupos de risco, fornecendo serviços como orientação sobre dieta e exercícios, bem como informações sobre como parar de fumar e informações sobre a cessação da noz de bétele ou noz de areca, para capacitar as pessoas a assumir o controle de sua própria saúde. Tais iniciativas melhoram a vida e reduzem a prevalência de hipertensão arterial, colesterol alto e açúcar elevado no sangue, que muitas vezes levam a doenças crônicas. Taiwan também apoia a luta global contra o câncer e a meta da OMS de reduzir a mortalidade por câncer em 25% até 2025. Em consonância com a Iniciativa de Eliminação do Câncer Cervical da OMS, Taiwan subsidia exames cervicais e vacinas contra o papiloma vírus humano. As vacinas contra o HPV são administradas a estudantes do sexo feminino de 12 a 15 anos desde 2018. Em dezembro de 2022, uma taxa de cobertura de 92,1% foi alcançada.
Tecnologia inovadora e cobertura universal de saúde
O Seguro Nacional de Saúde (NHI) de Taiwan é um excelente exemplo de cobertura universal de saúde, oferecendo proteção financeira e acesso a uma ampla gama de serviços essenciais. A pandemia da COVID-19 ajudou a comunidade internacional a reconhecer a importância da cooperação regional e da digitalização na área da saúde. Taiwan está empenhada em promover saúde digital e inovação para melhorar a acessibilidade e a qualidade dos serviços de saúde, incluindo planos para um programa NHI de próxima geração. Taiwan introduziu serviços de saúde inovadores, utilizando consultas de tele saúde em tempo real para pacientes que residem em áreas remotas e ilhas periféricas, e está explorando aplicativos para inteligência artificial e outras tecnologias emergentes. Durante a pandemia, Taiwan emitiu 13 licenças de exportação para sua fórmula à base de ervas NRICM101 (Taiwan Chingguan Yihau) para ajudar os países da região a combater a pandemia. Atualmente, Taiwan está implementando medidas preventivas para a era pós-pandêmica, como o fortalecimento da produção doméstica de medicamentos essenciais e ingredientes farmacêuticos ativos para evitar a escassez futura de medicamentos. Compreendendo a importância de trabalhar com a comunidade internacional, Taiwan compartilhará tecnologias inovadoras e melhores práticas com parceiros em todo o mundo para promover a cobertura universal de saúde.
Taiwan pode ajudar, e Taiwan está ajudando.
Taiwan não é convidado para a Assembleia Mundial da Saúde desde 2017. Agora que a pandemia de COVID-19 está diminuindo e o diálogo sobre o fortalecimento dos sistemas de saúde em todo o mundo está se acelerando, Taiwan não deve ficar de fora. Taiwan pode ajudar, e a inclusão de Taiwan tornaria o mundo mais saudável, mais sustentável e mais igualitário.
Taiwan insta a OMS e todas as partes interessadas relevantes a apoiar a inclusão de Taiwan na Assembleia Mundial da Saúde como observador, bem como a plena participação de Taiwan nas reuniões, mecanismos e atividades da OMS. Taiwan continuará a trabalhar com o mundo para ajudar a garantir o direito fundamental à saúde consagrado na Constituição da OMS. No espírito dos SDGs , nenhum país deve ser deixado para trás – especialmente Taiwan, que fez contribuições significativas para a saúde pública global.
Relacionadas
Juiz da Argentina manda prender 61 brasileiros refugiados após atos do 8 de Janeiro
PL repudia tentativa de vincular atentado em Brasília a Jair Bolsonaro e à direita
Maduro desafia o Brasil e diz que a Venezuela é integrante dos BRICS