Dicas de economia para comprar o apartamento dos seus sonhos

A compra de um apartamento em Goiânia, é algo que não está ao alcance de todos, essa é a verdade, infelizmente. Justamente por sua declarada dificuldade, essa conquista significa tanto para as pessoas, que se sentem como se finalmente tivessem conquistado algo de valor na vida. Por conta desse processo intrincado, é crucial se organizar desde muito cedo na vida, para que no futuro se consiga comprar a casa própria tão aguardada. Pode parecer impossível em alguns casos, mas sabe-se que com um bom planejamento e com o tempo certo, tudo pode se tornar real. Por isso, nunca deixe para depois os seus sonhos.

A importância de ser responsável e fazer tudo dentro dos conformes é gigante, porém, sendo que o contrário, pode significar a ruína financeira e moral da sua família. Uma compra tão grande e com tão grande impacto como é um apartamento, deve ser feita com muita calma e muita pesquisa. Existem muitas opções no mercado, mas acredite quando lhe é dito para não fazer nada apressado, antes de deliberar bem e discutir com pessoas próximas. Você provavelmente está lidando com a vida e com o futuro de outras pessoas além da sua, o que torna ainda mais imperativo, que o seu senso de compromisso esteja alerta.

Acompanhe abaixo algumas dicas de economia para conquistar o seu sonho de ter um apartamento próprio.

Organize seu dinheiro

Esse é o primeiro passo certamente, você necessita descobrir quais são as suas dívidas, os seus compromissos pendentes, quanto exatamente de capital sobra no seu mês, tudo isso para conseguir traçar um plano estratégico para a sua poupança. Na compra futura de um apartamento com 3 quartos, por exemplo, é necessário descobrir quanto será preciso guardar, para que num certo período de tempo, consiga-se realizar o sonho e comprar o apartamento.

Tenha em mente que esse é um processo bastante generalista, onde só se estará tomando pé da sua situação financeira atual. Caso precise de mais do que tem disponível, faça cortes, tente abrir mão de coisas desnecessárias no momento, como uma TV a cabo mal usada, por exemplo. É a hora de estabelecer prioridades e ter a consciência de que o processo não será fácil, será preciso fazer escolhas difíceis. Todavia, se no meio do processo sentir que não está dando certo as suas ideias, é hora de rever toda a organização e o planejamento, além de não se desesperar, é claro.

Não deixe o dinheiro parado

Para não deixar o dinheiro poupado parado, apenas aguardando ser usado, é bom escolher algumas aplicações onde colocá-lo. Obviamente, investimentos com grandes riscos serão desconsiderados, é preciso investir em algo com algum rendimento mais estável, assim como é o Tesouro Direto, por exemplo. Fazendo isso, deixando o dinheiro trabalhar para você, enquanto o está guardando, se terá a forma mais eficaz de diminuir um pouco do tempo de poupança para comprar o seu imóvel.

Controle os seus impulsos

Comprar um apartamento, costuma ser uma vontade tão grande para as pessoas, que muitas vezes elas podem acabar metendo os pés pelas mãos. Para que isso não aconteça, é preciso ter calma e entender a importância da pesquisa para a compra de um imóvel. Nunca se deixe levar pela ansiedade de comprar sua casa logo, pela vontade de ter logo um cantinho só seu, pense que essa decisão mudará toda a sua vida. É preciso lembrar também que, o mercado imobiliário costuma mudar bastante com o tempo, o que significa muitas vezes achar as melhores oportunidades para você no meio do caminho.

Por isso, é preciso tempo para encontrar a melhor opção para você, só assim encontrará aquela que realmente atende a todas as suas necessidades. O bairro deve te agradar subjetivamente, o entorno deve ser favorável para a sua rotina, com transporte fácil e escolas boas para quem tem filho em idade escolar, por exemplo, dentre outras questões a serem consideradas. Não entender a sua rotina e buscar o lugar que melhor se adequaria a ela, transformaria essa compra que deveria ser a realização de um sonho, em um verdadeiro pesadelo.

Analise os prós e os contras de casas novas e usadas

Sempre quando um casal ou uma pessoa sozinha decide comprar um imóvel, a dúvida sobre comprá-lo novo ou usado, sempre se faz presente. Dependendo das suas necessidades e das suas possibilidades, uma análise profunda e intensa se faz necessária. Para imóveis usados, o bom é que normalmente são mais baratos do que os novos, já que ele já vem com uma carga de uso de moradores passados. Assim, fazendo essa opção, pode ser uma forma de realizar o sonho da casa própria mais cedo.

Porém, é preciso lembrar, que nem sempre o valor que um apartamento usado irá lhe custar, será apenas o de sua compra. Existem imóveis em que problemas super graves existem, tanto em estrutura, mau uso e más condições das instalações, quanto a questões mais pessoais do comprador. Quando se compra um imóvel novo, além de tudo vir novinho em folha, ainda é possível escolher certas coisas para serem colocadas, tiradas ou mudadas, o que certamente dá uma cara mais pessoal para o imóvel.

Fique atento às despesas extras e às taxas

Comprar um apartamento, sempre inclui outras questões além da compra em si. São muitas taxas para serem quitadas, taxas para transferência, emissões de certificados, dentre muitas outras coisas. Sendo assim, é possível que essas despesas possam pesar para você na hora de efetivar a compra, por isso nunca esqueça de contar com elas em seu planejamento. Estar preparado para todas as situações, é a forma mais segura de comprar um imóvel.

 

Para você que curtiu o nosso artigo sobre dicas de economia para comprar o apartamento dos seus sonhos, fica aqui o convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!