O conservador Partido Popular (PP) foi o grande vencedor das eleições regionais neste domingo (28) na Espanha. Em segundo lugar ficou o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do premiê Pedro Sánchez, com 750 mil votos a menos que o rival.
As eleições regionais foram majoritariamente municipais, realizadas em 8.135 prefeituras em todo o país, mas 12 das 17 províncias espanholas tiveram cargos de deputados estaduais em disputa. A vitória da direita sobre a esquerda se estendeu por todo o território.
“Não é o que esperávamos após essas semanas de campanha eleitoral e, obviamente, também temos que refletir sobre os próximos meses”, admitiu a porta-voz do governo, Pilar Alegría, do PSOE.
Um ‘tsunami’ de direita passou hoje em todas e cada uma das comunidades autônomas (regiões) da Espanha“, declarou o socialista Javier Lambán, presidente regional de Aragão, após ser derrotado pela direita.
O PP obteve o maior número de votos nas eleições municipais, mais de 7 milhões (31,5%) – 2 milhões a mais do que há quatro anos -, contra 6,2 milhões (28,1%) para o Partido Socialista, de Sánchez.
Relacionadas
Manifestantes vão às ruas pelo fim da escala de trabalho 6×1
Ato com notas gigantes de dólar cobra ação do G20 contra a corrupção
Objeto encontrado no aeroporto de Goiânia não era artefato explosivo