O deputado republicano Chris Smith, presidente do Subcomitê Global de Direitos Humanos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, enviou um pedido ao governo brasileiro solicitando o desbloqueio do X (antigo Twitter) no país. Ele criticou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e afirmou que a medida poderia desencadear uma “crise”. Segundo Smith, o Brasil deve “reverter imediatamente o curso”.
A plataforma de Elon Musk foi bloqueada por Moraes no final de agosto, após descumprir ordens de suspensão de perfis acusados de disseminar desinformação e não pagar as multas aplicadas. Moraes também ordenou que o aplicativo fosse retirado das lojas virtuais.
Para o congressista, o governo brasileiro ultrapassou os limites ao impedir o acesso dos cidadãos a uma das maiores redes sociais do mundo, associando a decisão a uma suposta perseguição política e censura. “O Brasil deve reverter imediatamente o curso. As ameaças à liberdade de expressão são ameaças às eleições livres e à própria democracia”, afirmou Smith, que integra o Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos EUA.



Relacionadas
Morre Chiaki Ishii, primeiro medalhista olímpico do judô brasileiro
Defesa de Vorcaro pede investigação sobre vazamento de conversas
TSE tem maioria para ordenar que Meta garanta isonomia a candidatos