Dois ataques de criminosos na noite de sexta-feira (21) deixaram quatro pessoas mortas e oito feridas na periferia de Fortaleza. O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), acionou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para adotar medidas contra o crime organizado.
Os dois ataques foram feitos a esmo contra pessoas numa pizzaria e num campo de futebol. Na ação mais violenta, crianças com idade entre 8 e 16 anos foram atingidas. Os ataques ocorrem após o governador anunciar uma reação ao crime organizado depois de uma chacina na cidade de Viçosa do Ceará em que sete pessoas morreram, na quinta-feira (20).
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social afirmou, em nota, que um suspeito de envolvimento em um dos ataques foi preso na manhã de ontem (22), e um adolescente, apreendido.
Uma criança de 10 anos e uma mulher de 48 foram mortas quando estavam num campo de futebol no bairro Barroso. De acordo com testemunhas, os criminosos chegaram em dois carros, desembarcaram e atiraram contra as pessoas reunidas no local.
Oito crianças ficaram feridas na ação: três meninas de 11, 13 e 16 anos, e cinco meninos de 8, 9, 10, 15 e 16 anos. De acordo com a direção do Instituto Dr. José Frotas, onde elas foram atendidas, o menino de 8 anos foi atingido na cabeça e está internado na UTI. Outras duas vítimas foram submetidas a cirurgias de emergência.
Em outro ponto da cidade, no bairro Mondubim, criminosos desembarcaram de três motos e atiraram contra um cliente e um entregador de uma pizzaria, que morreram. Imagens mostram que uma das vítimas chegou a tentar fugir, mas foi perseguida e alvejada.
Chacina em Viçosa do Ceará
Na cidade de Viçosa do Ceará, houve um ataque a tiros na madrugada de quinta-feira (20). Ao todo, nove pessoas foram baleadas, destas, sete morreram no local, uma morreu no hospital na sexta (21) e uma mulher está internada em estado grave.
A polícia prendeu, na sexta-feira (21), um dos suspeitos de envolvimento na chacina. O preso tem 51 anos e passagens por crimes de tráfico e associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Ele foi localizado e detido na cidade de Parnaíba (PI).
Ele é apontado como a pessoa que revelou aos executores o local onde as vítimas se encontravam em Viçosa do Ceará. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), um veículo que teria dado apoio no crime também foi apreendido.
A Secretaria da Segurança afirmou também que a chacina foi motivada por conflito entre facções que disputam território de venda de drogas.
Relacionadas
Datena faz alerta ao anunciar afastamento do SBT: “Vão pagar caro”
Avião com dez passageiros cai em Gramado; veja vídeo!
Natal do Bem 2024 tem horário especial nas vésperas de Natal e Ano Novo