Circula pelas redes sociais um vídeo em que uma mulher afirma que viu fibrinas em seu sangue pelo microscópio, alega que elas são provocadas pela vacina contra Covid-19, causando riscos pro resto da vida, e recomenda que crianças não sejam imunizadas. É FAKE! Além de trocar a palavra spike por spaker, a protagonista não se identifica nem apresenta provas ou detalhes de suas alegações. Ainda assim, o vídeo tem viralizado no WhatsApp.
O médico hematologista Walter Moisés Tobias Braga, do Hospital Emílio Ribas e professor afiliado da disciplina de Hematologia da Universidade Federal de São Paulo, esclarece que fibrinas são proteínas que só podem ser vistas em microscópio especial e por profissionais treinados para isso.
O que é fibrina
“A fibrina é uma proteína responsável pela nossa coagulação”, explica o hematologista Walter Braga. “Você tem a produção da fibrina toda vez que o sangue é exposto a, por exemplo, uma agressão da parede do vaso ou alguma coisa desse tipo. Você vai formar fibrina, não é nem liberar, é formar fibrina para contenção de um sangramento. Esse é o papel da fibrina dentro do nosso organismo”, diz.
Relacionadas
Manifestantes vão às ruas pelo fim da escala de trabalho 6×1
Ato com notas gigantes de dólar cobra ação do G20 contra a corrupção
Objeto encontrado no aeroporto de Goiânia não era artefato explosivo