1 de dezembro de 2021, 21:38h

É falso que vacina contra coronavírus libere fibrinas e cause riscos para o resto da vida

Circula pelas redes sociais um vídeo em que uma mulher afirma que viu fibrinas em seu sangue pelo microscópio, alega que elas são provocadas pela vacina contra Covid-19, causando riscos pro resto da vida, e recomenda que crianças não sejam imunizadas. É FAKE! Além de trocar a palavra spike por spaker, a protagonista não se identifica nem apresenta provas ou detalhes de suas alegações. Ainda assim, o vídeo tem viralizado no WhatsApp.

O médico hematologista Walter Moisés Tobias Braga, do Hospital Emílio Ribas e professor afiliado da disciplina de Hematologia da Universidade Federal de São Paulo, esclarece que fibrinas são proteínas que só podem ser vistas em microscópio especial e por profissionais treinados para isso.

O que é fibrina

“A fibrina é uma proteína responsável pela nossa coagulação”, explica o hematologista Walter Braga. “Você tem a produção da fibrina toda vez que o sangue é exposto a, por exemplo, uma agressão da parede do vaso ou alguma coisa desse tipo. Você vai formar fibrina, não é nem liberar, é formar fibrina para contenção de um sangramento. Esse é o papel da fibrina dentro do nosso organismo”, diz.