Os portugueses vão às urnas neste domingo (18) no último dia das eleições legislativa. É a segunda vez que os eleitores são chamados às urnas desde março de 2024 e são as terceiras eleições em três anos, desde 2022. Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) de Portugal, podem votar para as eleições legislativas antecipadas de hoje 10,8 milhões de eleitores. No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais – 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e Fora da Europa.
Concorrem a estas eleições 21 forças políticas, mais três do que nas eleições de março do ano passado. O Partido Liberal Social (PLS) é o único partido estreante neste ato eleitoral, juntando-se a AD (PSD/CDS-PP), PS, Chega, IL, BE, CDU (PCP/PEV), Livre, PAN, ADN, RIR, JPP, PCTP/MRPP, Nova Direita, Volt Portugal, Ergue-te, Nós, Cidadãos!, PPM e, com listas apenas numa ou nas duas regiões autónomas, MPT, PTP e PSD/CDS/PPM.


Relacionadas
Derrota de Trump pode frear política de intervenções na América Latina
Prefeitura de Aparecida inicia projeto de educação ambiental em unidades da rede municipal de ensino
Especialista do HDT atribui aumento discreto à ampliação do acesso aos exames, que permite identificar mais casos da doença