Entre 2013 e 2023, o Brasil registrou mais de 232 mil nascimentos de bebês em que as mães eram meninas de até 14 anos. A legislação brasileira estabelece que a relação s3xual com meninas até esta idade configura crime de estvpro de vulnerável.
Os dados constam no Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam 2025), que será lançado nesta terça-feira (25/3), em Brasília. O documento é produzido pelo Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, vinculado ao Ministério das Mulheres, e traz indicadores sobre o perfil demográfico e socioeconômico das mulheres brasileiras.
Em 2023, foram registrados 13.934 casos de gravidez em meninas de até 14 anos. Ainda de acordo com o relatório, houve uma queda constante nos casos ao longo dos 10 anos. “Contudo, a gravidez em meninas desta faixa etária no Brasil é uma questão preocupante”, diz o estudo.
O documento também traz dados sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho, acesso à educação, saúde, violência contra a mulher e a representatividade feminina em espaços de poder.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, afirmou que os dados sobre violência s3xu4l contra meninas são alarmantes e pontuou a necessidade da educação s3xu4l , para previnir esses tipos de caso.
“É muito assustador o cenário de violência s3xu4l contra meninas no Brasil, e temos visto crescimento desse crime principalmente entre crianças de 0 a 9 anos. São violações que acontecem muitas vezes por parte dos familiares — pai, irmão, tio, avô — e dentro de casa”, disse a ministra das Mulheres.
“A educação é um dos principais caminhos para mudar esse cenário, além, claro, da punição dos agressores. É preciso avançarmos ainda, sem ideologias, no atendimento integral nos hospitais às meninas que sofrem vi0lência s3xu4l , garantindo a prevenção à transmissão de doenças, à gravidez e o acesso ao ab0rto legal”, completou Cida Gonçalves.
Fonte: Metrópoles


Relacionadas
EUA lançam bombardeio contra Irã após helicóptero ser abatido
CCJ da Câmara adia análise da PEC da redução da maioridade penal
CNJ apre processo contra desembargador acusado de crimes sexuais