Em meio a críticas por gastos com viagens, Lula dispensa hotel e se hospeda em embaixada na Argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não se hospedar em um hotel durante sua viagem oficial a Buenos Aires, na Argentina, para participar da Cúpula do Mercosul. Em vez disso, ficará na residência oficial da Embaixada do Brasil na capital argentina. Lula embarcou nesta quarta-feira (2) para o encontro do bloco sul-americano, que também marca a passagem da presidência do Mercosul para o Brasil, que receberá o posto de Javier Milei, chefe de Estado argentino.

Gastos com viagens

Embora o Ministério das Relações Exteriores não tenha informado o motivo da escolha, a decisão ocorre em meio a críticas sobre os custos das viagens internacionais do presidente. A escolha não é inédita. Lula já se hospedou na embaixada durante seu primeiro mandato, em 2002.

Justiça permite que Lula visite Cristina Kirchner em prisão domiciliar

A Justiça da Argentina autorizou o presidente brasileiro a visitar a ex-presidente do país Cristina Kirchner, que está em prisão domiciliar por corrupção. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (2), um dia após o pedido ser feito pelos advogados dela, pelo juiz Jorge Gorini, responsável por executar a pena de Kirchner, de acordo com o jornal “Clarín”.