O 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) começou oficialmente na terça-feira (11/06), dando a largada para uma extensa programação que envolve a exibição de mais de 100 filmes nas quatro mostras competitivas e especiais, além de 27 shows locais, regionais e nacionais, e uma vasta seleção de cursos, oficinas e atividades formativas e culturais.
A cerimônia de abertura foi realizada no Cine Teatro São Joaquim, com a sessão especial “Filmes para Adiar o Fim do Mundo” e a exibição da produção japonesa Jizai, da diretora Maiko Endo.
O Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). A programação do festival segue até o dia 16 de junho.
Fica 2024 – relevante e multifacetado
Estiveram presentes na cerimônia de abertura a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Luana Ribeiro, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, o secretário de Estado da Retomada, César Moura; o prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouvea, e outras autoridades.
“É um festival extremamente relevante, árduo, mas sabemos que estamos conseguindo levar o audiovisual, levar o cinema do estado de Goiás a outros patamares”, declarou a secretária Yara Nunes.
A pró-reitora da UFG, Luana Ribeiro, destacou o caráter multifacetado do festival e a importância da temática ambiental: “O Fica é o primeiro do país que discute a temática ambiental e ele não é só um festival, tem inúmeras atividades dentro dele”.
Preservação, recuperação e revitalização do meio ambiente
O primeiro dia do Fica contou também com apresentações artísticas na Cruz do Anhanguera e shows musicais no palco da Praça do Coreto, no centro da cidade.
A programação do festival contempla diversas atrações artísticas e outras atividades, com destaque para as ações inéditas de preservação, recuperação e revitalização do meio ambiente.
“Algo precisa ser feito por cada um de nós para que a nossa contribuição possa, de fato, ser efetiva para a mudança que precisamos ver”, alertou a titular da Semad, Andréa Vulcanis.
Mostras competitivas
O Fica 2024 possui quatro mostras competitivas:
- Mostra Washington Novaes,
- Mostra do Cinema Goiano,
- Mostra de Cinema Indígena e Povos Tradicionais (inédita)
- e Mostra Becos da Minha Terra, exclusiva para produções locais, além das sessões especiais de parceiros.
O festival conta também com uma vasta programação artística, cultural e formativa. Ao todo, são 27 atrações musicais, sendo três nacionais:
- Sandra Sá, na sexta-feira (14/06);
- Ira!, no sábado (15/06);
- e Silva, encerrando o evento no domingo (16/06).
Ações formativas, exposição de arte, feiras de artesanato e gastronomia, tenda multiétnica, oficinas, debates, fóruns, rodas de conversa e muito mais completam a agenda.
Propondo reflexões
“O Fica é uma oportunidade para que possamos refletir sobre os nossos modos de vida e buscarmos consensos para a preservação do planeta”, lembrou o prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouvea.
Para conferir a programação completa do festival, visite o site oficial do Fica: https://fica.go.gov.br/.
Apoio
O festival conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.
Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), The Nature Conservancy, MapBiomas, Museu Nacional dos Povos Indígenas/Funai, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Kelldrin e Saga BYD.
Relacionadas
DENZEL WASHINGTON É BATIZADO E ORDENADO PASTOR NA IGREJA NOS EUA
Irã está no escuro após ataque de Israel
Queda de ponte entre Maranhão e Tocantins deixa 2 mortos e 6 desaparecidos