Estudo da KTO apresenta a popularidade dos casino games no Brasil

Se você nunca ouviu falar em crash games por este nome, dificilmente não deve ter deixado de ver alguém citando o jogo do aviãozinho, especialmente nas redes sociais.

Segundo o estudo encabeçado pela KTO – um cassino online recente no mercado mas que já conquistou os jogadores brasileiros – os jogos de crash games encabeçam listas de pesquisas no operador e também no Google.

A explosão dos crash game de aposta foi uma grande surpresa já que não se tratava de uma categoria tradicional de cassino. No entanto, embora seja uma novidade, alguns fatores nos ajudam a entender como essa nova geração de jogos pode continuar sendo relevante para audiência, incluindo a simplicidade das regras e a acessibilidade pelo celular.

Dois terços dos jogadores ativos já apostaram em crash games

Os crash games são a nova geração dos jogos online dos cassinos para celular. É possível compreender os crash games também como um novo conceito de caça-níqueis, que sempre foi o carro-chefe de diversos cassinos no passado.

No entanto, diferente das modalidades antigas dos caça-níqueis (também chamados de slots), os crash games possuem rodadas que duram, em média, cerca de 30 segundos.

O principal objetivo do jogo é não deixar que o elemento exploda, ou seja, que aconteça o crash. Para isso, é possível contar com uma opção de “cash out” da aposta, uma maneira de reter os ganhos e sair da partida para evitar perdas.

Esta opção é disponibilizada devido ao fato dos crash games serem um jogo de multiplicadores, ou seja, o jogador pode contar com um aumento da aposta colocada durante a partida.

No Aviator, por exemplo, o multiplicador vai de 1x a 50.000x. Dessa forma, a partida já começa em 1x e vai aumentando progressivamente em 1.2x, 1.3x, etc. O jogador é livre para acionar o “cash out” a qualquer momento que desejar a fim de evitar perder o que foi apostado inicialmente.

Sendo assim, caso tenha apostado R$ 1 e tenha dado “cash out” em um multiplicador 8.0x, por exemplo, é possível ganhar R$ 8 na partida. Este valor pode ser apostado novamente ou não.

Com todas essas características – que envolvem também a agilidade das partidas –, é possível compreender um pouco mais sobre o sucesso dos crash games no cassino.

Aviator domina o cenário das buscas

Como já havíamos mencionado anteriormente, dificilmente você deve ter passado despercebido pelo termo “jogo do aviãozinho”. Este termo passou a ser utilizado com frequência nas redes entre os influenciadores que passaram a fazer boca a boca sobre o jogo de crash Aviator.

O nome se popularizou rapidamente e hoje aparece em segundo no ranking de buscas pelo jogo, somando 80225 impressões até o momento. Parte do sucesso de Aviator também se deve ao fato de que o jogo possui um dos retornos ao jogador mais altos, chegando a 97% na KTO.

Para além dos recursos de partidas rápidas e retenção de ganhos, é importante evidenciar também a característica de ser um jogo multijogador, o que significa que o usuário pode trocar ideias com outros jogadores no bate-papo e ainda analisar suas apostas com ampla transparência.

Preferência por smartphones também explica o sucesso

Uma pesquisa divulgada pela EBC, indicou que em 2021, 82% dos domicílios brasileiros já contavam com o acesso à internet, onde 64% dos brasileiros possuem a preferência de acessar a rede pelos smartphones cada vez mais rápidos e práticos.

Quando se fala em apostas online, este número tende a ter um crescimento exepcional, principalmente se tratando dos crash games. Segundo a KTO, o acesso aos jogos de crash disponíveis em sua plataforma são originados por cliques a partir dos smartphones em 88.92% das ocasiões.

O fácil acesso ao celular em qualquer se une com a rapidez das partidas, o que faz com que o usuário concentre mais o seu tempo livre nos crash games do que em outros jogos de cassino online com regras complicadas, como é o caso dos jogos de cartas mais tradicionais.

O que esperar da audiência brasileira para os crash games?

Nos dados coletados pela KTO, os crash games já possuem números relevantes em 16 dos 26 estados brasileiros, tendo uma tendência de descentralização no Rio Grande do Sul com 39.74% dos usuários.

No caso da KTO, o reconhecimento da marca veio após a parceria da marca com várias personalidades famosas ligadas ao desporto e outros influencers do estado gaúcho e outras regiões no sul do Brasil.

Aliás, uma boa parte do sucesso deste tipo de jogo se deve às redes sociais: os crash games encontraram um marketing boca a boca bastante potente vindo de influenciadores importantes.

Dessa forma, é possível compreender que os crash games devem se estabilizar muito em breve como a principal opção de jogo dos cassinos online, principalmente se o governo atual decidir pela regulamentação das apostas.