Reuters – O ex-presidente executivo da Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo, foi condenado a quatro meses de prisão nesta terça-feira (30), após confessar culpa em acusações de violação de leis dos Estados Unidos contra lavagem de dinheiro.
A sentença foi imposta pelo juiz distrital dos EUA Richard Jones, em Seattle, que rejeitou o pedido dos promotores para que Changpeng Zhao, conhecido como “CZ”, de 47 anos, cumprisse um mandato de três anos, o dobro do máximo recomendado pelas diretrizes federais.
Antes de proferir a sentença, Jones culpou Zhao por colocar o crescimento e os lucros antes de cumprir as leis dos EUA. “Você tinha os recursos, as capacidades financeiras e o poder popular para garantir que cada regulamento fosse cumprido e, por isso, falhou nessa oportunidade”, disse ele.
Os promotores disseram que a Binance empregou um modelo de “Velho Oeste” que acolheu criminosos e não relatou mais de 100 mil transações suspeitas com grupos terroristas, incluindo Hamas, Al-Qaeda e Estado Islâmico.
Relacionadas
Juiz da Argentina manda prender 61 brasileiros refugiados após atos do 8 de Janeiro
PL repudia tentativa de vincular atentado em Brasília a Jair Bolsonaro e à direita
Maduro desafia o Brasil e diz que a Venezuela é integrante dos BRICS