Uma aeronave Airbus A330-200 (KC-30 na denominação militar brasileira) decolou às 17h55 desta quinta-feira (16/05) da Base Aérea de Brasília (BABR) com destino à Base Aérea de Canoas (BACO), carregada com 30 toneladas de donativos, incluindo 6 mil cobertores e roupas de frio.
Este é o Voo do Calor Humano que a Força Aérea Brasília (FAB) realizou em apoio aos atingidos pela enchente no Rio Grande do Sul (RS).
Pela primeira vez, todos os assentos da classe Econômica foram ocupados com caixas onde estavam os 6 mil cobertores e roupas de frio. Eles irão aquecer o povo gaúcho, que ficou desalojado pelas enchentes e agora enfrenta uma onda de frio intenso.
Quando a aeronave é utilizada desta maneira para transportar cargas, é chamada configuração Preighter, uma mistura das palavras Passenger (Passageiro) e Freighter (Cargueiro), já que a carga é colocada sobre os assentos onde iriam as pessoas.
Este tipo de transporte ficou bastante comum na Pandemia do Coronavírus, devido à falta de cargueiros disponíveis, à baixa dos voos de passageiros e à urgência de transporte de suprimentos médicos.
O A330-200 tem capacidade para até 37 toneladas no seu porão inferior, mas raramente decola com este peso devido à falta de espaço (chamada cubagagem) e limitações do peso máximo de decolagem, que também é relacionado com a quantidade de combustível a bordo.
Já na parte de cima, a aeronave KC-30 da FAB leva até 20 toneladas de carga sobre os assentos, aproximadamente, mas hoje os 206 assentos da econômica foram ocupados com os donativos.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Contribuintes têm até 20 de dezembro para renegociar débitos com descontos de até 90% em Goiás
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025