DOMINGO É DIA DE CELEBRAR OS 266 ANOS DA NOSSA CAPITAL
A capital Macapá comemora 266 anos. Foi o primeiro município criado no Amapá, na região sudeste do Estado estendendo-se da margem esquerda do rio Amazonas (entre os rios Pedreira, Matapi e litoral atlântico) até a nascente do rio Maruanum. É a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador.
Quinto município mais populoso da Região Norte, Macapá é a cidade-sede do nosso MDB Amapá e de milhares de outras entidades, órgãos públicos e empresas. Com uma população com mais 450 mil habitantes, sendo o 52° município mais populoso do Brasil.
A nossa capital apesar da parte urbana conta também com regiões rurais com grande destaque para gado bovino, bubalino e suíno, além de avicultura e pesca artesanal. Outro grande produto do nosso estado é tão amado e exportado para todo o Brasil, é o açaí.
Nossa capital tão amada também conta com hotéis e pousadas. Te convido para conhecer os nossos cartões-postais, como o monumento Marco Zero do Equador, onde foi construído um obelisco para a observação do fenômeno do Equinócio, que marca a mudança de estações; a Fortaleza de São José de Macapá, construída em 1782 para proteger a cidade de invasões; o complexo Beira-Rio é formado por trapiches, quiosques e restaurantes que atraem visitantes durante todo o ano, com uma vista privilegiada da orla de Macapá; e a 8km da capital conheça a vila quilombola do Curiaú com toda a sua dimensão cultural.
Aqui também é o único lugar no mundo que os jogadores de futebol mudam de hemisfério durante uma partida, no Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa, conhecido “Zerão”, a linha que divide o gramado também é a Linha do Equador.
Para finalizar, vamos comemorar com muito Marabaixo, o aniversário de nossa amada Macapá!
Parabéns Macapá, conte sempre com esse seu filho Tucujú!
Deputado Federal Acácio Favacho
Relacionadas
Gordura de óleo comum pode acelerar câncer de mama agressivo
Garotas são flagradas com fuzil na mão em bailes do RJ
Operação da PRF registra 1.198 feridos e 86 mortes nas estradas