O fenômeno de “raios vermelhos” foi registrado no céu de Goiânia. Conhecido cientificamente como raios sprites, as imagens foram feitas pelo astrônomo amador Pedro Augusto de Jesus Castro. O registro foi feito na noite do dia 20 de novembro e divulgado por Pedro Augusto no sábado (23). O astrônomo amador tem uma câmera que monitora o céu 24 horas por dia e, ao fazer a checagem de rotina das imagens, ele identificou os raios sprites. Pedro Augusto contou que quase perdeu o registro porque o céu estava com muitas nuvens. “Ainda bem que não passou batido, senão eu teria perdido um registro raro”, declarou em publicação nas redes sociais.
O que são raios sprites?
Os sprites são a classe mais conhecida de eventos luminosos transientes, que ocorrem durante tempestades. São produzidos por campos elétricos quase-eletrostáticos gerados por relâmpagos que vão da nuvem para o solo. Podem ser observados por câmeras de alta sensibilidade CCD (charge-coupled device) que podem observar um evento destes a uma distância de até mil quilômetros. Os sprites formam-se acima das nuvens de tempestade, se estendem de 45 a 90 quilômetros de altitude e têm coloração laranja avermelhada.
A duração do fenômeno é de aproximadamente 17 milissegundos, ocorre alguns milissegundos após a ocorrência do relâmpago gerador (os raios típicos se formam na base) e tem carga positiva (os raios normais têm carga negativa). Partindo da nuvem, uma corrente positiva se dirige às cargas negativas que se acumulam no solo. Quando as encontra, o circuito se fecha e o raio aparece. Também podem ocorrer nas nuvens mais altas de Netuno.
Relacionadas
Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto
Dívida Pública sobe 1,85% em novembro e supera R$ 7,2 trilhões
Ator de ‘Baby Driver’ morre aos 16 anos após cair de carro em movimento