O fenômeno de “raios vermelhos” foi registrado no céu de Goiânia. Conhecido cientificamente como raios sprites, as imagens foram feitas pelo astrônomo amador Pedro Augusto de Jesus Castro. O registro foi feito na noite do dia 20 de novembro e divulgado por Pedro Augusto no sábado (23). O astrônomo amador tem uma câmera que monitora o céu 24 horas por dia e, ao fazer a checagem de rotina das imagens, ele identificou os raios sprites. Pedro Augusto contou que quase perdeu o registro porque o céu estava com muitas nuvens. “Ainda bem que não passou batido, senão eu teria perdido um registro raro”, declarou em publicação nas redes sociais.
O que são raios sprites?
Os sprites são a classe mais conhecida de eventos luminosos transientes, que ocorrem durante tempestades. São produzidos por campos elétricos quase-eletrostáticos gerados por relâmpagos que vão da nuvem para o solo. Podem ser observados por câmeras de alta sensibilidade CCD (charge-coupled device) que podem observar um evento destes a uma distância de até mil quilômetros. Os sprites formam-se acima das nuvens de tempestade, se estendem de 45 a 90 quilômetros de altitude e têm coloração laranja avermelhada.
A duração do fenômeno é de aproximadamente 17 milissegundos, ocorre alguns milissegundos após a ocorrência do relâmpago gerador (os raios típicos se formam na base) e tem carga positiva (os raios normais têm carga negativa). Partindo da nuvem, uma corrente positiva se dirige às cargas negativas que se acumulam no solo. Quando as encontra, o circuito se fecha e o raio aparece. Também podem ocorrer nas nuvens mais altas de Netuno.
Relacionadas
PGR se manifesta contra pedido de prisão preventiva de Bolsonaro
Sandra Alves posta luto no dia da mentira para aumentar engajamento nos stories
Parto de jovem russa expõe rede de tráfico humano e seita com suposta ligação ao Brasil