Fiocruz recebe equipamentos do Japão para ajudar na pandemia

Foi realizada nesta quinta-feira (12/5) a cerimônia de doação de equipamentos pelo governo japonês à Fiocruz, destinados ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC). A doação faz parte de um projeto de cooperação entre o Japão e o Brasil para a melhoria da capacidade institucional contra a Covid-19. Na ocasião, comitivas do consulado do Japão, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) visitaram a Fundação e reforçaram a intenção de manter as parcerias. Neste sentido, destacou-se que está previsto o início de uma nova cooperação técnica voltada para a rede de genoma de Covid-19 ainda este ano.

“Quero destacar a importância que essa cooperação tem para nós, olhando em uma perspectiva histórica e com um olhar de futuro”, destacou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, na cerimônia de entrega da carta que oficializou a doação. “Temos certeza de que essa doação tão bem-vinda, que vai contribuir para o avanço da pesquisa, do diagnóstico, no campo das vacinas, como é nossa história de cooperação, certamente fortalecerá cada vez mais nossos laços e estaremos sempre prontos para discutir uma agenda para um futuro de forte cooperação entre instituições japonesas e brasileiras”.

Nísia agradeceu a presença de Teiji Hayashi, embaixador do Japão no Brasil, afirmando ser uma honra ter a “parceria histórica renovada em um momento de tantos desafios para a Fiocruz, o Brasil e o mundo”. Hayashi oficializou a entrega dos equipamentos médicos à Fiocruz para colaborar no combate à Covid-19 em um processo intermediada pela Jica. De acordo com ele, a doação “dá continuidade às relações de cooperação amistosa entre os dois países, de modo a contribuir para o fortalecimento dos atendimentos médicos no Brasil”.

Representante Chefe da Jica no Brasil, Masayuki Eguchi explicou o processo que deu origem à doação, ressaltando que foi uma ação global da agência em resposta à pandemia com objetivo de fortalecer o sistema de saúde dos países em desenvolvimento. “Nos traz muita alegria saber que conseguimos contribuir com o objetivo desse trabalho, de melhorar a capacidade técnica no que diz respeito ao diagnóstico, à vacina, no enfrentamento da Covid-19. A Jica continuará prestando apoio à Fiocruz”.

Ministra representante ABC, Mariana Madeira saudou o que chamou de uma “parceria profícua e tradicional” entre os países. “Destaco o papel central da Fiocruz, que tem dado resposta no enfrentamento à essa luta contra a pandemia. Se não tivéssemos instituições como essa, seria muito difícil respondermos adequadamente aos desafios. Esperamos que essa doação possa dinamizar ainda mais o trabalho dos pesquisadores”.

O Cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, e o vice-Cônsul do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Hiroki Muya, também estavam na cerimônia.

Fonte: Fiocruz