Neste domingo (2/6), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino elogiou seu colega Alexandre de Moraes, que deixará a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima segunda-feira (3/6). A ministra Cármen Lúcia assumirá a presidência da Corte eleitoral em cerimônia marcada para o mesmo dia.
“Desde logo homenageio e agradeço ao ministro Alexandre de Moraes pelo brilhante trabalho em defesa da Constituição e das leis”, escreveu Dino em suas redes sociais. Moraes presidiu o TSE desde agosto de 2022, período marcado pela condução das Eleições Gerais de 2022 e pelo combate à desinformação e disseminação de conteúdos falsos durante o pleito. Por essas medidas, ele se tornou alvo frequente dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o acusam de parcialidade e punitivismo.
Dino destacou que críticos têm tentado empurrar o STF e o TSE para o medo. “Ambos — Cármen e Alexandre — têm conhecimento e coragem, atributos essenciais para exercer a Judicatura em tempo tão difícil, no qual gritos, ameaças e ‘críticas’ supostamente ‘isentas’ tentam empurrar o STF e o TSE para o caminho trevoso da prevaricação, do medo, da conivência com ilegalidades e com seus perpetradores”, continuou o ministro.
Após dois anos no TSE, a cadeira de Moraes será ocupada pelo ministro do STF André Mendonça, indicado por Bolsonaro.
Fonte: Hora Brasília
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo