O primeiro fim de semana do mutirão de cirurgias eletivas do Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do Governo de Goiás, foi finalizado com 36 procedimentos realizados.
A força-tarefa, para reduzir a fila de espera, teve início na última sexta-feira (13/07) e se estenderá por três meses, com previsão de chegar a 330 cirurgias feitas.
O primeiro procedimento do mutirão foi realizado na paciente Balbina Neves, de 84 anos, que passou por uma hernioplastia.
“Eu não queria operar. Estava preocupada por causa da idade, mas foi bom demais, porque eu não estava podendo nem me alimentar devido à dor no estômago. Fiquei esperando e quando resolvi ir ao médico, descobri que era uma hérnia no estômago. Foi então que entendi que a causa do meu mal-estar após as refeições era essa. Agora, graças a Deus, vou poder me alimentar”, comemorou.
Outra paciente contemplada pelo mutirão foi Karina da Conceição, que realizou uma cirurgia de laqueadura já no primeiro fim de semana.
“Minha experiência desde que cheguei ao Hetrin foi excelente, começando pela comunicação com os funcionários e as enfermeiras até os guardas. As pessoas são amorosas na forma de conversar, não deixaram nada a desejar. O quarto e o leito são bem organizados. A cirurgia não demorou, eu tinha solicitado no ano passado e este ano foi realizada”, relatou a paciente.
Atendimento
Em média serão realizadas 36 cirurgias a cada fim de semana (sexta, sábado e domingo), nos próximos meses, garantindo que os demais serviços da unidade não sejam prejudicados. Para a diretora da unidade, Vânia Fernandes, é uma alegria ver o mutirão sendo realizado.
Cirurgias eletivas
“Iniciamos essa ação para agilizar a fila de espera por cirurgias eletivas no estado, beneficiando a população de Trindade e região que aguarda esses procedimentos”, afirma.
A força-tarefa oferece cirurgias eletivas em diversas especialidades, incluindo cirurgia geral, vascular e ginecológica. Entre os procedimentos contemplados estão colecistectomia, histerectomia total, laqueadura tubária, tratamento cirúrgico de varizes unilateral e bilateral, gastrostomia e hernioplastia, entre outros de média complexidade.
A viabilização deste trabalho conta com emendas paralentares da deputada federal Flávia Morais, que destinou R$ 2 milhões, e do deputado estadual George Morais, que direcionou R$ 500 mil.
O Hetrin é referência na realização de cirurgias eletivas no estado de Goiás. Em 2023, a unidade hospitalar realizou mais de 2.400 procedimentos e, até junho de 2024, já foram realizados mais de 1.500. As cirurgias eletivas agendadas fora do mutirão continuarão acontecendo normalmente durante a semana, assim como as cirurgias de emergência, diariamente.
Relacionadas
Prefeitura de Senador Canedo anuncia novo Parque Ambiental no bairro Morada do Bosque
Novo RG será obrigatório: confira o prazo e como agendar o seu
TikTok é processado por ‘promoção ao suicídio’ de adolescentes