Após 25 anos a ilha de Taiwan volta a sofrer com um terremoto de grande magnitude. Um forte terremoto de magnitude 7,7 foi sentido em Taiwan, na noite desta terça-feira (2) — manhã de quarta-feira (3), pelo horário local. Autoridades emitiram alertas de tsunami para o Japão e para as Filipinas.
Emissoras de TV de Taiwan afirmaram que alguns edifícios desabaram na cidade de Hualien, com pessoas presas entre os escombros. Deslizamentos também foram registrados após o tremor. Na capital Taipei, parte da cidade ficou sem energia.
Até a última atualização desta reportagem não havia informações sobre feridos. A agência oficial de notícias de Taiwan afirmou que esse é o terremoto mais forte registrado desde 1999, há 25 anos, quando um tremor provocou a morte de 2,4 mil pessoas e danificou 50 mil imóveis.
Ondas de até três metros podem atingir a ilha japonesa de Okinawa, de acordo com e emissora japonesa NHK. Moradores que vivem na região receberam uma ordem de retirada.
A NHK disse ainda que ondas de 30 centímetros foram registradas na ilha japonesa de Yonaguni, que fica a cerca de 100 km da costa leste de Taiwan.
O governo das Filipinas também pediu para que moradores de áreas costeiras deixassem suas casas.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o epicentro do terremoto foi registrado próximo à costa leste de Taiwan. Ainda segundo as autoridades, o tremor foi sentido muito próximo à superfície. Um segundo tremor de magnitude 6,6 foi registrado 13 minutos depois do primeiro.


Relacionadas
“Singulto”: boletim de Bolsonaro traz quadro de soluços acima da média
Fachin nega suspeição de Kassio para decidir sobre CPI do Master
49 morrem de sede no deserto do Saara após pane em caminhão