O prefeito Rogério Cruz tem dispensado tratamento especial para a conclusão e andamento de obras importantes e estruturantes em Goiânia. Construções como a Praça do Trabalhador, viaduto da BR-153, BRT e viaduto da Jamel Cecílio serão entregues ainda este ano. Um dos lemas do prefeito vem sendo “fazer rápido e bem feito”.
Comandante da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra), o engenheiro Luiz Bittencourt tem acompanhado diariamente o andamento das obras e liderado reconstrução asfáltica em praticamente todos os bairros da Capital.
“O prefeito quer a prefeitura 24 horas por dia nas ruas, melhorando a vida das pessoas e cumprindo a meta de transformar Goiânia na melhor cidade do País”, diz Bittencourt. O secretário destaca que Goiânia vem tendo um volume de chuvas histórico em janeiro e fevereiro. “Tivemos a terceira maior chuva da história na Capital agora em fevereiro. Os estragos acontecem e atrasam algumas obras, mas mesmo assim estamos dando respostas rápidas para os cidadãos”.
Luiz Bittencourt destaca algumas das obras que vai entregar ainda em 2021. O viaduto na BR-153 vai permitir aos moradores do Jardim Novo Mundo uma nova opção de acesso, além da avenida Anhanguera, pois ela ligará a Avenida Rio Preto, no Jardim Novo Mundo, à Rua 117 no Setor Leste Universitário. Com essa conclusão mais de 2 mil veículos/dia vão passar pelo viaduto, resolvendo um antigo problema de tráfego, com previsão de entrega ainda em maio.
Após prorrogação, a nova data para entrega da obra no Terminal Isidória prevê conclusão no primeiro trimestre. O novo terminal pretende atender a demanda de 45 mil passageiros/dia que circulam pelas 19 linhas desta operação, com plataformas para os ônibus comuns e também a linha do BRT.
Na Praça do Trabalhador existe o encontro de três obras: a reforma da praça, o trecho da Leste Oeste e o BRT, que garantirá um melhor espaço tanto aos feirantes quanto aos clientes e melhorar o tráfego na região. Nos dias da feira, o espaço será destinado a estacionamento com 1.272 vagas.
O BRT se inicia em Aparecida de Goiânia, pelo terminal Veiga Jardim, passando pelo Terminal Cruzeiro. Serão 5 km. Em Goiânia, a obra possui extensão de 21,80 km, divididos em 41 estações de embarque e desembarque para uma frota de 60 veículos, o que facilitará a vida dos usuários do transporte público e é aguardado com bastante ansiedade, desde seu início em março de 2015.
O segundo trecho desta obra tem conclusão prevista ainda em setembro e o trecho final em dezembro.Com parte da obra inaugurada em dezembro de 2020, o viaduto nomeado Luiz José da Costa é uma homenagem ao cantor Leandro, da dupla Leandro e Leonardo, que faleceu de câncer em 1998.
Extremamente importante, a obra é um eixo de ligação para quem vem da GO-20, com a Jamel Cecílio, rua 136, T-55 até a rua T-3.No cronograma de infraestrutura da capital, até o final do ano 30 bairros serão contemplados com o tão desejado asfalto, dentre estes a maioria será entregue até o mês de outubro.
Relacionadas
Agência de Inteligência de Israel plantou explosivos nos compartimentos de bateria dos pagers
Conselho Federal de Fisioterapia sugere que fisioterapeutas passem a prescrever, administrar e adquirir medicamentos sem restrição
“Quem achou normal peça pra levar cadeirada do Datena”, diz Pablo Marçal