Goiás registrou 22 mortes por meningite em 2024, quase metade do total de óbitos de 2023. De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o estado contabilizou 115 casos da doença nos primeiros oito meses do ano, enquanto, em 2023, foram 214 casos ao longo de todo o ano. Entre as 22 mortes registradas no estado este ano, 12 foram entre pessoas de 20 a 39 anos e acima de 60 anos. Adultos de 40 a 59 anos somam 4 óbitos, enquanto crianças de 1 a 3 anos representam 3 mortes. Duas crianças de 5 a 9 anos também morreram em decorrência da doença, além de um bebê com menos de um ano. Uma morte em Catalão está sob investigação.
A meningite é uma doença que causa inflamação nas meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e parasitas. A meningite é considerada endêmica no Brasil, com surtos e epidemias ocasionais ao longo do ano. As meningites bacterianas são mais comuns no outono e inverno, enquanto as virais são mais comuns na primavera e verão.
- Febre
- Dor de cabeça
- Rigidez de nuca
- Náusea
- Vômito
- Falta de apetite
- Irritabilidade
- Sonolência
- Dificuldade para acordar
- Fotofobia (sensibilidade aumentada à luz)
Relacionadas
Agência de Inteligência de Israel plantou explosivos nos compartimentos de bateria dos pagers
Conselho Federal de Fisioterapia sugere que fisioterapeutas passem a prescrever, administrar e adquirir medicamentos sem restrição
“Quem achou normal peça pra levar cadeirada do Datena”, diz Pablo Marçal