Equipes do Goiás Alerta e Solidário 2024/2025 finalizaram a primeira etapa de entregas de benefícios sociais a moradores de municípios classificados pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) com alto risco de impactos negativos provocados pelas chuvas previstas para os próximos meses.
Com coordenação do Programa Goiás Social, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e a Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás entregaram 14.490 itens, no total. Foram beneficiadas 1.715 famílias em situação de vulnerabilidade social, de 35 municípios, inscritas no CadÚnico.
Goiás Alerta e Solidário
Estado investiu R$ 555.695,04 na ação, que é referência em gestão de desastres, e reforça o compromisso social de atender, principalmente, as necessidades de famílias em zonas urbanas, rurais e comunidades quilombolas de forma planejada frente à previsão de eventos climáticos adversos que podem causar maiores danos.
O planejamento é uma das principais estratégias do Goiás Alerta e Solidário, para reduzir os impactos das chuvas intensas previstas e garantir segurança e dignidade às famílias atendidas.
À frente da ação, a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, destaca a importância da Operação Goiás Alerta e Solidário.
“Desde 2021, fazemos esse trabalho de acompanhar e levar nossos serviços para mais perto das pessoas. E, podem ter certeza, continuaremos juntos nessa missão de estar ao lado daqueles que mais precisam. Quando nos antecipamos aos desafios, mostramos que salvar vidas é a prioridade”, ressalta.
Benefícios
A primeira etapa do Goiás Alerta e Solidário foi 15 a 25 de novembro. Entre os benefícios sociais entregues estão cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andadores, fraldas infantis e geriátricas, leites especiais, filtros de barro, colchões e cobertores.
Também foram distribuídas 8.260 unidades do Mix do Bem e 2 mil pacotes de frutas desidratadas do Banco de Alimentos da OVG, além de 32 óculos do “Olhar para Todos” na comunidade quilombola kalunga Vão do Moleque, que fica na região de Cavalcante.
Entre os municípios que receberam o Goiás Alerta e Solidário estão Flores de Goiás, Formosa, Nova Roma, Cavalcante, Padre Bernardo, São João D’Aliança, Teresina de Goiás, São Luiz do Norte, Uruaçu, Niquelândia, Campinaçu, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Itaguari, Uruana, Rubiataba, Carmo do Rio Verde, Rianápolis, Nova Glória, Itapaci, Crixas, Pilar de Goiás, Hidrolina, Heitoraí, Itapuranga, Guaraíta, Goiás, Mossâmedes, Novo Brasil, Adelândia, Alto Paraiso, Colinas do Sul, Guarinos, Ipiranga de Goiás, Mutunópolis.
A família da dona de casa Alice de Souza Oliveira, 63 anos, moradora da zona rural de Itapuranga foi uma das beneficiadas com o Mix do Bem e pacotes com fraldas geriátricas descartáveis.
“Estou agradecida demais. Meu filho é paraplégico e são mais de 15 pacotes com fraldas todo mês. Para a gente, não é fácil. Meu coração, agora, está alegre”, conta a idosa.
O Goiás Alerta e Solidário segue até fevereiro de 2025, e envolve vários órgãos do Governo de Goiás. Durante toda a operação, serão 62 municípios beneficiados
Relacionadas
Mulher denuncia no culto a traição do marido pastor com a cantora da igreja. Veja o vídeo!
Lula sanciona novas regras para o Benefício de Prestação Continuada. Veja como ficou!
Mauro Cid é um mentiroso contumaz, afirma advogado do general Braga Netto