O Censo Escolar 2024, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), destaca o desempenho da rede pública estadual de Goiás em diferentes etapas da educação básica.
O estado se posiciona entre os que têm maior participação da rede estadual nas matrículas do ensino fundamental – anos finais – e do ensino médio, além de apresentar índices acima da média nacional no atendimento em tempo integral.
Censo 2024
De acordo com os dados, 86,8% das matrículas dos anos finais do ensino fundamental em Goiás estão na rede estadual. Esse é um dos maiores percentuais do país, indicando que a responsabilidade por essa etapa está concentrada, em grande medida, na Secretaria da Educação de Goiás.
A rede estadual divide a oferta dessa etapa com as redes municipais e privada, mas é a principal responsável pelo atendimento de estudantes do 6º ao 9º ano no estado.
No ensino médio, 83,1% dos alunos em Goiás estão matriculados em escolas estaduais. O índice coloca Goiás acima da média nacional e reforça o peso da rede estadual na etapa final da educação básica.
A rede privada responde por 13,2% das matrículas e a rede federal, por 3,1%. A rede municipal tem participação residual no ensino médio em todo o país.
Tempo Integral
O atendimento em tempo integral também apresentou crescimento no estado. No ensino fundamental, 20,9% das matrículas da rede pública em Goiás são em tempo integral, superando a média nacional de 17,8%.
No ensino médio, o percentual é o mesmo: 20,9% das matrículas estaduais são em tempo integral, o que posiciona Goiás entre os estados com maiores proporções de estudantes em jornada ampliada no ensino médio da rede pública.
A participação da rede estadual de Goiás nas etapas finais da educação básica está entre as mais altas do país, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. O estado também figura entre os 15 com maior proporção de alunos em tempo integral na rede pública.
Os dados apontam para a consolidação de políticas de ampliação da jornada escolar e de reorganização da rede estadual para concentrar o atendimento nas etapas de maior responsabilidade estadual, conforme diretrizes do Sistema Nacional de Educação.
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