Goiás já registra 3.357 casos de sífilis adquirida apenas nos primeiros meses de 2026, conforme levantamento atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES). Além disso, o estado contabiliza 964 casos da infecção em gestantes e 178 casos de sífilis congênita – transmitida da mãe para o feto.
“A sífilis é uma das ISTs mais preocupantes em Goiás, em função do abandono e da falta de procura por tratamento”, afirma a SES. A comparação com o ano anterior revela a dimensão do problema. Em 2025, Goiás somou 12.091 casos de sífilis adquirida, 3.894 em gestantes e 712 de sífilis congênita. Embora os números parciais de 2026 ainda sejam menores, a tendência de crescimento permanece, conforme admite a própria SES. “A doença continua em crescimento, tanto na população geral quanto entre gestantes”, afirma a pasta.


Relacionadas
Com atuação histórica de Messi, Argentina vence Argélia na estreia da Copa
Com show de Haaland, Noruega vence Iraque na estreia da Copa
Atuação da PGDF garante economia de mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos