Goiás sobe no ranking e já é o 9º estado mais competitivo do Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, Goiás subiu no Ranking de Competitividade dos Estados 2022, levantamento anual realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria e a Startup Seall. O Estado estava na 12ª colocação geral, em 2020; 10ª em 2021 e alcançou a 9ª colocação, em 2022. O ranking foi apresentado nesta terça-feira (13/9) durante evento na Arena B3, em São Paulo

A avaliação dos Estados e Distrito Federal é feita a partir de 86 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos. A evolução de Goiás é resultado do bom rendimento em cinco dos dez pilares do levantamento: Solidez Fiscal (+11), Sustentabilidade Ambiental (+4), Segurança Pública (+3), Potencial de Mercado (+2) e Sustentabilidade Social.

Na análise dos indicadores, Goiás lidera o ranking do CLP nos temas: menor perda de água, transparência das ações de combate ao desmatamento e avaliação da educação. O Estado ocupa ainda a segunda colocação em taxa de frequência líquida do Ensino Médio, que afere a escolarização dos estudantes na idade ideal, em equilíbrio de gênero no emprego público estadual e na oferta de serviços digitais.

Já na Solidez Fiscal, Goiás exibiu o maior avanço de posição, com salto de 11 colocações, passando da 22ª para a 11ª posição. O Estado apresentou melhora relativa nos indicadores de Índice de Liquidez (+15 posições), Taxa de Investimentos (+13), Poupança Corrente e Regra de Ouro (+8 cada) e Gasto com Pessoal e Solvência Fiscal (+2 cada).

No indicador que avalia a digitalização dos atendimentos, Goiás subiu cinco posições. O resultado é fruto do processo de expansão do programa Expresso, plataforma do Governo de Goiás lançada no ano passado, que disponibiliza aos cidadãos mais de 100 serviços do Estado em ambiente virtual.