Goinfra realiza visita de cooperação técnica ao novo aeroporto que está em construção em Goiás, o Antares

O Antares Polo Aeronáutico informa hoje que recebeu, neste mês de fevereiro, a visita da gerência de aeródromos e da gerência de manutenção da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), oportunidade em que conheceram mais detalhes sobre o empreendimento em implantação em Aparecida de Goiânia.

Recebidos pelo sócio do empreendimento, Marcos Bernardo Campos, e pelo engenheiro responsável pela obra, Breno Luiz Rojas, os técnicos da Goinfra conheceram as fases do projeto, desde a sua aprovação até a atual execução.

Imagem: Divulgação / Antares Polo Aeronáutico

A ação de cooperação técnica também incluiu uma visita in loco à pista, cuja pavimentação será iniciada em maio. Com extensão de 1.980 metros, largura de 45 metros e alças de 45 graus, ela possuiu PCN (Número de Classificação do Pavimento) compatível para receber um Boeing 737-800.

“Apesar da vocação inicial para a aviação geral do Antares, a pista está sendo preparada para receber aeronaves de maior porte”, explicou o engenheiro Breno Luiz Rojas.

A Goinfra é o órgão responsável por 25 aeródromos em Goiás, os quais estão passando por reformas para uma melhor segurança técnico e operacional. Este é um passo fundamental para o Governo do Estado criar as condições necessárias para se implantar e desenvolver uma malha regional de aviação em Goiás, que ocupa o 7º lugar no ranking nacional de número de aeronaves registradas, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Além de somar a este propósito e favorecer a aviação regional, o Antares Polo Aeronáutico ressalta que também será um ponto de manutenção, abastecimento e de encontros corporativos para a aviação geral brasileira, dada a localização geográfica centralizada em relação ao País.

Ele está a menos de 1.000 quilômetros de distância de cidades como São Paulo e Belo Horizonte; a cerca de 1.500 quilômetros de Salvador e 1.200 quilômetros do Rio de Janeiro, que são duas das principais capitais litorâneas do País; e ainda está a menos de 2.000 quilômetros de outras capitais, como Belém (no Norte do País) e Porto Alegre (no Sul).

A previsão é que a primeira fase do polo aeronáutico seja inaugurada em 2024, com a entrega da pista, terminal de passageiros, pátio de aeronaves e um FBO de 3 mil metros quadrados.

Com área total de 2 milhões m², o Antares é um projeto capitaneado por um consórcio formado pelas empresas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e RC Bastos Participações.

Fonte: Aeroin