O governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, entregou nesta sexta-feira (6/9) uma nova aeronave ao Grupo de Radiopatrulha Aéreo (Graer), reforçando a posição de Goiás como referência em segurança pública no Brasil.
A aeronave, um helicóptero AS350, modelo B3 (Esquilo), é reconhecida por sua tecnologia avançada e versatilidade, sendo amplamente utilizada em operações policiais no mundo.
Daniel destacou a importância da segurança pública para o estado de Goiás, como um dos pilares da gestão do governador Ronaldo Caiado.
“Nós temos a melhor segurança pública do Brasil, com os melhores servidores e, naturalmente, precisamos manter todos os equipamentos necessários para que continuemos nesse lugar de destaque”, afirmou.
Na ocasião, Daniel também anunciou o processo de licitação para adquirir mais três aeronaves: duas para a Polícia Militar e uma para a Polícia Civil, sendo uma com tecnologia de visão noturna.
O secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, coronel Renato Brum, falou sobre a relevância da aquisição. “O patrulhamento aéreo é uma modalidade de serviço importante. É uma locação inédita, conseguida pelo Fundo Nacional de Segurança Pública”, pontuou.
Os esforços do Governo de Goiás para aparelhar o setor foram também elogiados pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Granja.
“O estado não para de investir: temos melhores armamentos, viaturas novas e oferecemos cursos especializados para a tropa”.
Ele também elencou o empenho do executivo estadual nas áreas de inteligência e integração das forças policiais. “Se somos o estado mais seguro do Brasil é por causa disso e por causa dos homens e mulheres que combatem a criminalidade na linha de frente, garantindo a vida da sociedade”, concluiu.
Novo helicóptero
A aeronave, locada por R$ 5 milhões para um período inicial de um ano, faz parte do Plano Estratégico da Secretaria Estadual da Segurança, que visa não só a renovação do equipamento utilizado pelas forças policiais, mas também o aprimoramento da gestão tecnológica.
O helicóptero AS350 B3 será empregado em operações policiais na capital e no interior, além da atuação em buscas e salvamentos.
Com papel crucial em operações policiais, o Graer também atua em ações de defesa civil, realizando transporte de medicamentos, vacinas e órgãos para transplantes, além de missões de busca e salvamento. O comandante do grupo, tenente-coronel Brayan Stive Silva Freitas observou que é “inédita a locação de uma aeronave deste padrão, que vai garantir a eficiência dos trabalhos”.
Relacionadas
William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional
Vídeo mostra resgate em acidente com ministro do TST em Goiás
Datena faz alerta ao anunciar afastamento do SBT: “Vão pagar caro”