Brazil Urgente

Portal de Notícias em geral

Governo de Goiás inaugura estande de tiros para treinamento de policiais

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta segunda-feira (07), duas novas estruturas da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO): o estande de tiros e o museu do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), instalados na sede do batalhão, no setor Pedro Ludovico, em Goiânia. “Cada um aqui será formado, qualificado, para saber atuar em cada uma das situações, sem jamais perder o limite da lei, mas com a coragem e a convicção de que, em Goiás, bandido não cresce. Aqui é dada segurança à população”, disse Caiado. Sobre o Giro, destacou a dedicação e coragem de policiais que diariamente arriscam-se no trânsito, a fim de chegar rapidamente às ocorrências.

“Como cirurgião, já operei diversas pessoas acidentadas e mais do que ninguém, sei dos riscos de ser para-choque num acidente”, disse. Também frisou que a Segurança Pública é a “coluna vertebral” e expressou orgulho do setor que, em sua análise, foi o primeiro a dar as respostas que os goianos tanto ansiavam e que garantiram governabilidade durante o início da gestão. “Serei eternamente grato. Podem ter certeza que com o trabalho que estamos fazendo, com a transparência ao aplicar o dinheiro público, socorrendo as regiões nos momentos mais difíceis, vamos fazer com que Goiás seja um Estado justo”, destacou.

O estande de tiros tem como objetivo promover o aperfeiçoamento policial para o serviço operacional. A obra durou um ano e foi realizada por meio de parceria com a iniciativa privada. A estrutura poderá ser utilizada por outras unidades da PM e demais forças de segurança do Estado. O ambiente foi construído para suportar disparos até mesmo de fuzis calibres .556 e .762. Possui seis cabines individuais, paredes e teto feitos de concreto e barreiras protetoras com pneus e britas. A sala também conta com sistemas de refrigeração e purificação do ar, quatro defletores chapas com 4 milímetros de espessura, sistema transportador de alvos, esquema com luzes de emergência e antessala com TV para instrução teórica.

O secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, lembrou que o trabalho desempenhado pelo Giro é referência nacional, e inclusive já foi copiado por outros Estados. “O procedimento padrão, profissionalismo, é muito importante. Ficamos seguros em saber que há homens e mulheres valorosos, zelando por nossa família”, afirmou.

“Essa tropa é extremamente especializada, específica. A coragem é detentora de todo policial, mas a habilidade para pilotar essa moto é para poucos”, observou o comandante-geral da PM-GO, coronel Renato Brum.

“Só existe Estado Democrático de direito forte porque vocês saem de casa todos os dias, sem saber se vão voltar, e precisam de apoio do governo do Estado. O trabalho destes cavaleiros de aço é heróico”, reconheceu o vice-governador Lincoln Tejota.