A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Emater Goiás e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), publicou o edital do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Goiás 2024, iniciativa do Goiás Social que visa fortalecer a agricultura familiar e combater a insegurança alimentar no estado.
Com um investimento de R$ 15 milhões, o programa beneficiará os agricultores familiares, que terão um mercado garantido para seus produtos, e também as famílias em situação de vulnerabilidade social, que receberão alimentos de qualidade.
“Mais uma vez, vamos investir na agricultura familiar e na segurança alimentar de goianos de todas as regiões do Estado, por meio desse programa que tem crescido a cada ano”, explica a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
Em 2023, o investimento no PAA Goiás foi R$ 12 milhões, depois foram criados o PAA Leite e o PAA Quilombola. Segundo o secretário de Agricultura, Pedro Leonardo Rezende, o PAA Goiás tem grande importância social, é exemplo de política pública, porque alia desenvolvimento econômico e inclusão social.
“Ao comprar alimentos dos pequenos produtores, o programa fortalece a agricultura familiar e garante renda no campo. Ao mesmo tempo, a doação desses alimentos para quem mais precisa contribui para a segurança alimentar e nutricional da população mais vulnerável”, ressalta o secretário.
O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, destaca que o PAA oferece apoio ao agricultor familiar no momento em que ele mais precisa, que é o da comercialização.
“Nós que lidamos diretamente com os agricultores sabemos que a venda é o maior desafio, por isso o PAA é tão importante, pois o estado compra a produção”, explica.
Programa de Aquisição de Alimentos
O PAA Goiás 2024 pretende cadastrar mil agricultores familiares e adquirir 3.125 toneladas de alimentos, abrangendo 118 tipos diferentes de produtos. Os agricultores interessados em participar devem se inscrever até o dia 06/09 por meio da Plataforma do Programa de Aquisição de Alimentos de Goiás, disponível nos sites da Seapa e da Emater Goiás.
Para se inscrever, é necessário apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) válida ou o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo.
A estimativa é de que o programa beneficiará cerca de 150 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, com a doação de alimentos para entidades socioassistenciais em todo o estado. Essa ação reforça o compromisso do Governo de Goiás em combater a fome e garantir o acesso a alimentos saudáveis para todos os cidadãos.
Para mais informações sobre o PAA Goiás 2024 e o processo de inscrição, clique aqui e acesse o edital de Chamamento Público nº 003/2024.
Relacionadas
Senadores aprovam PL em que médicos só poderão exercer a profissão após serem aprovados em exame
Senado aprova projeto que limita uso de celulares nas escolas
Taxa do lixo é aprovada na Câmara de Goiânia