A Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), sorteiam nesta sexta-feira (16/06), 30 casas a custo zero de Rio Verde (GO). O sorteio do programa Pra Ter Onde Morar – Construção será realizado na sede Agehab, em Goiânia, com transmissão on-line pelas contas institucionais da Agência no Facebook e no YouTube.
Famílias do município que não puderem acompanhar a transmissão de casa terão possibilidade de assistir ao sorteio por telão no espaço da Igreja Assembleia de Deus, na Rua Costa Gomes, nº 1480, no centro da cidade.
O presidente da Agehab, Alexandre Baldy e o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, participarão virtualmente da transmissão do sorteio. Também participarão autoridades convidadas, entre elas representantes do Ministério Público de Rio Verde. O sorteio é realizado em sistema desenvolvido pela própria Agehab, totalmente auditável e que pode ser verificado pelas autoridades fiscalizatórias a qualquer momento.
Segundo Baldy, a preocupação com a lisura do processo é uma prioridade. “O sorteio das famílias é um momento cheio de expectativa e por isso, a Agehab dá toda a transparência ao processo para que todos os candidatos possam acompanhar tudo de perto. É muito bonito o momento em que uma família se sente agraciada com o fruto desse trabalho do Governo de Goiás”, enfatiza.
Casas a custo zero
Neste momento, estão em construção cerca de seis mil moradias a custo zero em cerca de 130 municípios goianos.
Para o secretário Pedro Sales, esse número é reflexo da sensibilidade do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha, atentos à necessidade de moradia da parcela de maior vulnerabilidade social.
“O foco é ampliar esse número para 10 mil casas. É um desafio, mas com trabalho e dedicação vamos alcançar”, salienta.
O secretário lembra que é preciso que as prefeituras sejam parceiras, ao oferecer terreno regularizado e infraestrutura, como asfalto, água e energia para as moradias.
Benefícios
As 30 primeiras moradias de Rio Verde sorteadas nesta sexta-feira já estão em fase final de execução. O município, porém, já tem garantidas 100 casas a custo zero.
Ao todo, a soma do investimento total chega a R$ 11,7 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social de Goiás (Protege).
As demais casas serão sorteadas à medida em que se aproximar a conclusão das obras.
Além da modalidade
Construção, Rio Verde conta com outros benefícios na área de habitação. Já são quase 1,2 famílias atendidas pelo Aluguel Social e outras 700, contempladas com o subsídio do Crédito Parceria, que auxilia no financiamento de unidades junto à Caixa Econômica Federal.
Na área de regularização fundiária, quase 2 mil escrituras estão em processo de emissão.
Relacionadas
“Livramento”, desabafa Myrian Rios ao relatar erro médico
Por unanimidade, STF torna mais sete réus por tentativa de golpe
Deputada pede ao STF retirada imediata de Ednaldo Rodrigues da CBF